MADEIRA Meteorologia

Vera Duarte: “Dar resposta aos problemas e às lacunas habitacionais sempre foi desígnios do PSD na Madeira”

Data de publicação
28 Maio 2025
10:20

Na segunda intervenção política desta manhã no plenário madeirense, no período antes da ordem do dia, Vera Duarte, do PSD, lembrou a aposta dos social-democratas na habitação.

“A habitação é hoje um dos nossos maiores desafios. A Região tem encarado esta necessidade como uma necessidade básica dos seus cidadãos, sobretudo para a classe média e para os mais jovens, reafirmando o seu compromisso com políticas publicas que garantam uma verdadeira coesão social”, denotou.

“Dar resposta aos problemas e às lacunas habitacionais sempre foi desígnios do PSD na Madeira”, reforçou, afirmando que é na Região onde mais se investe na habitação.

A deputada do PSD realçou ainda a “boa utilização” que tem sido feita no que diz respeito aos fundos comunitários para a construção de habitação em solo regional, elencando ainda os vários números de agregados que já foram beneficiados em diversos problemas nesta área.

No palanque, mencionou ainda que a Estratégia Regional de Habitação será alvo de revisão em breve com vista a atualizar o documento e alinhar os propósitos com o plano Europeu de habitação acessível. “Enquanto uns continuam a querer falar e a não executar, o Governo planeia e faz. Não está tudo feito. É certo, mas o desafio é continuar a dar a mão aos madeirenses e continuar a investir no Parque Habitacional, no apoio às famílias e novas soluções”, rematou.

Nos pedidos de esclarecimentos, Carlos Fernandes, do PSD, parabenizou a intervenção de Vera Duarte, relevando o facto de a habitação ser uma das prioridades do Governo. “É na Madeira onde mais se investe em habitação pública”, apontou, afirmando que o executivo construiu em todos os concelhos, não deixando ninguém de fora.

Bruno Melim, deputado do PSD, lembrou que a habitação é uma responsabilidade de vários níveis de governação, desde autarquias à República, enaltecendo o que tem sido feito em termos de política habitacional ao longo de 50 anos.

Ainda na mesma matéria, Victor Freitas, do PS, após as críticas de Vera Duarte sobre a política de habitação da Câmara do Funchal, quando o PS ainda liderava, o socialista atira: “a câmara construía habitação quando o governo do PSD não contruía”, atirou, lembrando as declarações de Montenegro que tinha prometido duplicar o número de habitações. “A questão que eu coloco é: quantas habitações dessas serão construídas na Madeira?”. O deputado recordou ainda uma notícia que saiu ontem, que dava conta de que a Madeira lidera aumentos na avaliação bancária de habitação em abril. “Como é que um casal jovem consegue adquirir uma habitação nesta terra?”, questionou ainda.

Já Rui Marques, do PSD, criticou a oposição que reivindica mais habitação, lembrando que essa mesma oposição é poder em alguns municípios. “E a população desses municípios também espera uma intervenção na habitação. Não é só do governo”, observou, dando exemplos da aposta nesta matéria que tem sido feita nos concelhos onde o PSD é poder. Na resposta a Victor Freitas (PS), Vera Duarte questionou quantas casas o Governo da República do PS construiu, com recurso ao PRR ou outros fundos, “depois de ter prometido 26 mil casas para estarem prontas nos 50 anos do 25 de Abril”. “ Nós não recebemos lições de moral de um partido que tem horror à habitação social”, atirou ainda, afirmando que as Câmaras lideradas pelos socialistas “não construíram nada”, porque “não têm política de habitação”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas