O governante esteve esta manhã no Porto Santo e garante que o novo Parque Urbano da Vila Baleira, que visitou, localizado na zona da Fontinha, "respeita o ecossistema" e está em conformidade com a sustentabilidade.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje o revitalizado Parque Urbano do Porto Santo, ocasião em que realçou o enquadramento feito com a paisagística da ilha dourada, e deixou claro que parques de campismo não constituem "objetivo" para o turismo do Porto Santo.
Recorde-se que no espaço agora reservado ao novo Parque Urbano da Vila Baleira funcionou, outrora, o parque de campismo da ilha, entretanto desativado.
"O parque de campismo era residual a sua utilização e o que o Porto Santo precisa é ter boas ofertas hoteleiras, com preços altos, e não campismo", respondeu o governante a uma questão colocada pela RTP. "O parque de campismo não é o objetivo do Porto Santo. Eu sou defensor do Turismo enquanto oferta de qualidade", transmitiu após um franco elogio a este espaço público que dispõe de várias valências, estando apetrechado, a título de exemplo, com uma "casa da lancha", que será concessionada como bar/cafetaria, instalações sanitárias, zonas de merendas/lazer, um parque infantil em areia ou um campo de vólei de praia.
"É um parque para usufruto da população, com um conjunto de infraestruturas de lazer, com um novo acesso à praia e com novo estacionamento. A ideia é, neste momento, este parque ser uma unidade para a manutenção do ecossistema e da qualidade de vida da cidade do Porto Santo", explanou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que referiu ainda a reserva de uma zona para desportos.
No entender do presidente do Governo Regional, é um parque que está perfeitamente enquadrado com a paisagística do Porto Santo.
"O parque está magnífico, respeita o ecossistema do Porto Santo, é um parque que está muito bem concebido em termos de sustentabilidade, designadamente com o aproveitamento das águas da chuva e pensamos que é uma grande oportunidade de afirmar, mais uma vez, que este investimento é para o presente, mas sobretudo pensando no futuro e na urbanização e crescimento da cidade", observou na ocasião.
Trata-se de um investimento de 695 mil euros do Governo Regional, até ao momento, com a advertência, deixada por Miguel Albuquerque, no Porto Santo, de realizar mais investimento naquela zona.
"Inclusivamente, vamos ter vinha plantada aqui no parque e vamos fazer um investimento, depois, para termos rega automática em todo o espaço", que será concessionada a um privado com vista à produção de vinho do Porto Santo.
Nota final para o horário de funcionamento do parque de campismo, a saber: de outubro a maio, das 08h00 às 00h00 e de junho a setembro, das 07h30 às 02h00.
Romina Barreto