MADEIRA Meteorologia

NÓS, Cidadãos! pede maior fiscalização dos preços praticados pelos supermercados

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Março 2023
9:39

O partido NÓS, Cidadãos! pede mais fiscalização dos preços praticados pelos super e hipermercados existentes na RAM.

"Todos os portugueses já sabem que o chamado "cabaz alimentar", com os bens alimentares essenciais, está hoje bastante mais caro do que em 2022 e mais ainda relativamente a 2021. Se em Portugal continental subiu 29% nos últimos 13 meses - e já custa mais de 96,44 euros -, então na Região Autónoma da Madeira o custo já ultrapassa seguramente os 100 euros e, para quem ganha o salário mínimo regional, é chegada a hora que fazer muito bem as contas e, lamentavelmente, deixar de consumir alguns dos produtos que o integram. Nem todos os madeirenses e porto-santenses conseguem acompanhar e suportar as subidas quase diárias de alguns bens primários de consumo", começa por explicar o NÓS, Cidadãos em comunicado às redações.

"Este é um facto! A justificação para a subida é agora a guerra na Ucrânia e o aumento dos custos de produção. Mas, como sabemos, não é bem assim! NÓS, Cidadãos! lembramos que alguns dos produtos do cabaz são o peixe, a carne, legumes, frutas, massas, arroz, azeite, óleo, ovos, açúcar, leite, pão e farinha. As frutas e legumes foram os alimentos que mais subiram, mas não só, como é o caso dos ovos, leite e óleo. Veja-se o exemplo de algo que é bem português, produzido "cá dentro" e que custa hoje muito mais do que no final de 2022. Falamos, como é óbvio, do azeite. Também este preço está dependente do conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia?

Em Portugal continental, a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica - tem fiscalizado diversas superfícies comerciais e, na passada semana instaurou mais de uma dezena de processos-crime por especulação, em produtos como o queijo, cereais, carne e fruta. Nalguns casos a margem de lucro bruto dos ‘retalhistas’ superava os 40% e 50% em alguns produtos, como é o exemplo da cebola. Até aos 30%, destaca-se o lucro no açúcar branco, óleo alimentar e na dourada, produzida - e tão propagandeada - na Madeira, enquanto até aos 40% aparece o atum em conserva e o azeite, e até aos 50%, estão os ovos, as laranjas, cenouras e febras de porco. Meia dúzia de ovos na Madeira custa hoje mais de um euro e meio, enquanto em Lisboa é possível comprar por um preço bem inferior. Foram, igualmente, identificadas e formalizadas várias contraordenações por falta de afixação de preços, falhas nas balanças e nos requisitos de higiene, algo que nos é também muito familiar. Esta semana, elementos do NÓS, Cidadãos!, encontraram numa determinada superfície comercial no Funchal alguns produtos alimentares com 3 preços diferentes marcados simultaneamente, dois deles referentes a uma promoção já finda. Ora, a prática do crime de especulação é bem conhecida e a conjuntura atual favorece-a! Os consumidores estão agora a suportar subidas avultadas dos preços de bens essenciais que os produtores dizem não estar a aplicar quando vendem os produtos aos chamados intermediários. Como é tudo isto entendível?

Alguém está a faltar à verdade e a ganhar muito dinheiro com toda esta situação. Outros não estão a cumprir o seu dever, que é fiscalizar! Face a tudo isto, o partido NÓS, Cidadãos! pede às autoridades regionais para defenderem os consumidores madeirenses e porto-santenses, ou seja, apela ao Governo Regional para impulsionar mais ações de fiscalização junto dos super e hipermercados existentes na RAM. É chegada a hora do Governo Regional defender os interesses dos consumidores regionais e de transmitir aos operadores que operam no mercado uma clara mensagem sobre a responsabilidade social destes! As autoridades regionais não podem ser flexíveis ("fechar os olhos") para com práticas especulativas e devem rapidamente intensificar a sua presença junto dos retalhistas que estão no mercado no sentido de detetar todas as situações anómalas ou ilegais", consideram.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas