‘Green Steps’ leva Prémio ‘Junta-te ao Gervásio’ até à Madeira
A iniciativa ‘Green Steps’, desenvolvida pelo Teatro Metaphora da Associação de Amigos das Artes, em Câmara de Lobos, na Madeira, venceu o Prémio “Junta-te ao Gervásio”, na categoria ‘Entidades de Proximidade’.
Com a sensibilização ambiental em primeiro plano, o projeto que transforma potenciais resíduos em obras de arte recebe, agora, cinco mil euros para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, nesta área.
As instalações artísticas estão presentes na rua para alcançar um maior número de pessoas e fomentar uma atitude intervencionista, uma vez que, de acordo com o Teatro Metaphora, despertam a curiosidade e o interesse de quem vive e visita a cidade pelas boas práticas ambientais, alertando para os efeitos nefastos do consumismo insustentável.
O projeto procura integrar a comunidade nas suas atividades, tornando-as parte ativa da solução, seja pela colaboração no desenvolvimento das obras, ou pela cedência de objetos e materiais. Neste campo, é priorizada a participação de pessoas com poucas oportunidades e que enfrentam obstáculos a diferentes níveis.
Comunidade, paixão e empenho são os três fatores-chave que alavancam esta iniciativa, que pode ser replicada noutros locais e por outras entidades ou pessoas individuais, maximizando o seu impacto. Este é, aliás, o objetivo do Prémio “Junta-te ao Gervásio”: reconhecer o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, considerando-as uma referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
Na categoria ‘Entidades de Proximidade’, foram ainda distinguidos os projetos “Monstro Lixo – Por um mundo sustentável”, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, e o “Ecoponto Solidário ‘O Vira-Lata’”, promovido pelo Centro Comunitário da Quinta do Conde, que, respetivamente, completam o Top 3.
“Terminada esta primeira edição do ‘Junta-te ao Gervásio’, o balanço que fazemos é bastante positivo, tanto pelo número de candidaturas recebidas – mais de 170 –, como pela inovação dos projetos apresentados. É de aplaudir a criatividade e o investimento de todos os candidatos na aproximação das comunidades à reciclagem”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
“Os sete premiados e as 13 menções honrosas, espelham o que de melhor tem sido feito em vários pontos do país, na área da reciclagem e da economia circular, com benefícios aos níveis económico, social e ambiental. Procuramos, por isso, dar palco a estes projetos para que possam ter continuidade, evoluir e ser replicados”, sublinha.
Recorde-se que o prémio “Junta-te ao Gervásio” tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.
Esta é uma iniciativa promovida pela SPV, com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, e conta com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.