MADEIRA Meteorologia

Quantidade de microplásticos preocupa em 46 praias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2023
10:23

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, está na manhã desta quinta-feira na Reitoria da Universidade da Madeira, na abertura da Jornada de Apresentação de Resultados Preliminares do Projeto IMPLAMAC.

A investigação, conduzida por equipas multidisciplinares da Direção Regional do Mar, Arditi e Universidade de La Laguana (Tenerife), tem por objetivo a criação de um observatório que produza dados quantitativos e qualitativos do impacto que os microplásticos e os diferentes poluentes têm nas praias dos arquipélagos das ilhas de Canárias, Cabo Verde, Madeira e Açores.

Mafalda Freitas (diretora regional do Mar), João Cannig Clode (Mare-Arditi) e Javier Hernández Borges (Universidade de La Laguana) estão também nesta sessão de apresentação de resultados sobre a avaliação do impacto dos microplásticos e dos contaminantes emergentes nas costas da Macarronésia.

O projeto do programa Interreg-Mac, que se iniciou em outubro de 2019 e terminará em setembro próximo, realiza-se à custa de um programa de monitorização de microplásticos e diversos contaminantes nas areias e águas de 46 praias destes arquipélagos, programa que até agora incluiu mais de 400 amostragens e quase 4.000 amostras analisadas.

O projeto tem também contribuído para a melhoria do conhecimento público sobre a poluição plástica, incluindo a sensibilização de população, realizando importantes ações de divulgação, formação e educação ambiental sobre os espaços marinhos dos quatro arquipélagos.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas