Quantidade de microplásticos preocupa em 46 praias
O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, está na manhã desta quinta-feira na Reitoria da Universidade da Madeira, na abertura da Jornada de Apresentação de Resultados Preliminares do Projeto IMPLAMAC.
A investigação, conduzida por equipas multidisciplinares da Direção Regional do Mar, Arditi e Universidade de La Laguana (Tenerife), tem por objetivo a criação de um observatório que produza dados quantitativos e qualitativos do impacto que os microplásticos e os diferentes poluentes têm nas praias dos arquipélagos das ilhas de Canárias, Cabo Verde, Madeira e Açores.
Mafalda Freitas (diretora regional do Mar), João Cannig Clode (Mare-Arditi) e Javier Hernández Borges (Universidade de La Laguana) estão também nesta sessão de apresentação de resultados sobre a avaliação do impacto dos microplásticos e dos contaminantes emergentes nas costas da Macarronésia.
O projeto do programa Interreg-Mac, que se iniciou em outubro de 2019 e terminará em setembro próximo, realiza-se à custa de um programa de monitorização de microplásticos e diversos contaminantes nas areias e águas de 46 praias destes arquipélagos, programa que até agora incluiu mais de 400 amostragens e quase 4.000 amostras analisadas.
O projeto tem também contribuído para a melhoria do conhecimento público sobre a poluição plástica, incluindo a sensibilização de população, realizando importantes ações de divulgação, formação e educação ambiental sobre os espaços marinhos dos quatro arquipélagos.