MADEIRA Meteorologia

Associação aplaude suspensão da pavimentação do Caminho das Ginjas pelo tribunal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Agosto 2022
17:16

A Associação Cívica Para a Defesa e Proteção da Floresta Laurissilva (DPFL) fez saber hoje, em comunicado, que o Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) "admitiu liminarmente o requerimento cautelar apresentado por esta associação no sentido da suspensão e posterior cancelamento do projeto de pavimentação do Caminho das Ginjas".

De acordo com mesma fonte, o tribunal "igualmente, advertiu as entidades promotoras, Governo Regional - Secretaria da Agricultura, da proibição de prosseguir com a execução de quaisquer atos relacionados com o desenvolvimento desse projeto".

"Assim o projeto está parado e na mão do tribunal. O projeto deixou de estar ao mando e vontade do governo regional e seus apaniguados, por exemplo o presidente da Câmara Municipal de São Vicente. A Lei, as regras e os estatutos de conservação e classificação da Floresta Laurissilva estão assim, e de forma definitiva, na alçada da Lei", sublinha a DPFL.

O tribunal, segundo a Associação, aceitou os 125 artigos de alegadas "ilegalidades e desconformidades relacionadas com a intenção de pavimentação e outras ações, como foram as das desde redes de água a parques de merendas" apresentados.

"Igualmente foi referido nos nossos artigos de fundamento o incumprimento da Diretiva Comunitária Habitats e a sua total desconsideração legal e prática, pois, esta hipotética "obra" desenvolver-se-ia no interior de uma ZEC, Zona Especial de Conservação enquadrada na Rede Natura 2000", acrescenta o comunicado.

A Associação reforça que "o absurdo e o desmando das entidades promotoras - Governo Regional e Câmara Municipal de São Vicente - deste funesto e deplorável projeto, fica agora entregue à justiça. Fica pendente de toda a miríade de leis e regulamentos regionais, nacionais, europeus e mundiais".

"Que possa servir de estudo de caso para outras tentativas de apropriação do que é comum e património coletivo da nossa amada região Autónoma da Madeira", conclui assim o comunicado.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas