MADEIRA Meteorologia

Festival Gastronómico "Madeira Saborea" começa amanhã na Praça do Povo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Julho 2022
10:35

Começa amanhã o Festival Gastronómico "Madeira Saborea, a journey through taste", organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

O evento decorrerá na Praça do Povo, no Funchal, até ao próximo domingo, com a cozinha associada a diversas rotas gastronómicas, concretamente do cuscuz, do chícharo, dos mariscos e moluscos, do peixe, da doçaria conventual, da fruta, dos tubérculos e do pão. Além dos stands onde estarão a ser comercializados os produtos das rotas, haverá um outro com vinhos e bebidas regionais.

O Festival insere-se no projeto Saborea, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC. É liderado pelo Cabildo de Lanzarote e tem como área abrangente a Madeira, os Açores, Canárias, Cabo Verde, o Senegal e a Mauritânia. Na Madeira, além Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRT - Direção Regional do Turismo, integram a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal, a UMa - Universidade da Madeira, a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica e a ACAPORAMA- Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira como parceiros regionais e responsáveis pelas várias iniciativas que também acontecem neste festival.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, releva a importância do evento pelo resultado que traduz de um trabalho conjunto de vários países e regiões da Macaronésia e igualmente de todas as entidades envolvidas.

Para além disso, o governante realça o seu contributo para "o enriquecimento da oferta de eventos que a Madeira dispõe ao longo de todo o ano, de uma forma muito variada e complementar".

O objetivo do projeto Saborea - iniciado em 2019 e a concluir este ano - visa traçar um Plano Diretor para posicionar a Macaronésia como destino gastronómico, gerando impacto positivo a nível económico, ambiental e social. Desta forma, pretende recuperar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do espaço Atlântico MAC, como a origem dos pratos, dos produtos e das técnicas.

Na prática, o intercâmbio de conhecimentos permitirá gerar uma cozinha Atlântica própria, com um núcleo central partilhado, fomentará as relações entre as entidades e os profissionais, e, enriquecerá a gastronomia.

Em relação às rotas gastronómicas, as entidades convidadas que irão representar cada uma delas são: Rota do Cuscuz, Chef Filipe Janeiro; Rota do Chícharo, Casa do Povo da Quinta Grande; Rota dos Mariscos e dos Moluscos, Tasquinha do Pescador; Rota do Peixe, Casinha das Sandes; Rota da Doçaria Conventual, A Confeitaria; Rota da Fruta, Pedro Silva; Rota dos Tubérculos, Chef Yves Gautier; e Rota do Pão, Casinha do Bolo do Caco.

De assinalar que decorrerão ainda outras iniciativas no âmbito deste festival, concretamente as "Conversas Saborea" e as "Experiências Gastronómicas".

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas