MADEIRA Meteorologia

Festival Gastronómico "Madeira Saborea" começa amanhã na Praça do Povo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Julho 2022
10:35

Começa amanhã o Festival Gastronómico "Madeira Saborea, a journey through taste", organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

O evento decorrerá na Praça do Povo, no Funchal, até ao próximo domingo, com a cozinha associada a diversas rotas gastronómicas, concretamente do cuscuz, do chícharo, dos mariscos e moluscos, do peixe, da doçaria conventual, da fruta, dos tubérculos e do pão. Além dos stands onde estarão a ser comercializados os produtos das rotas, haverá um outro com vinhos e bebidas regionais.

O Festival insere-se no projeto Saborea, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC. É liderado pelo Cabildo de Lanzarote e tem como área abrangente a Madeira, os Açores, Canárias, Cabo Verde, o Senegal e a Mauritânia. Na Madeira, além Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRT - Direção Regional do Turismo, integram a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal, a UMa - Universidade da Madeira, a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica e a ACAPORAMA- Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira como parceiros regionais e responsáveis pelas várias iniciativas que também acontecem neste festival.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, releva a importância do evento pelo resultado que traduz de um trabalho conjunto de vários países e regiões da Macaronésia e igualmente de todas as entidades envolvidas.

Para além disso, o governante realça o seu contributo para "o enriquecimento da oferta de eventos que a Madeira dispõe ao longo de todo o ano, de uma forma muito variada e complementar".

O objetivo do projeto Saborea - iniciado em 2019 e a concluir este ano - visa traçar um Plano Diretor para posicionar a Macaronésia como destino gastronómico, gerando impacto positivo a nível económico, ambiental e social. Desta forma, pretende recuperar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do espaço Atlântico MAC, como a origem dos pratos, dos produtos e das técnicas.

Na prática, o intercâmbio de conhecimentos permitirá gerar uma cozinha Atlântica própria, com um núcleo central partilhado, fomentará as relações entre as entidades e os profissionais, e, enriquecerá a gastronomia.

Em relação às rotas gastronómicas, as entidades convidadas que irão representar cada uma delas são: Rota do Cuscuz, Chef Filipe Janeiro; Rota do Chícharo, Casa do Povo da Quinta Grande; Rota dos Mariscos e dos Moluscos, Tasquinha do Pescador; Rota do Peixe, Casinha das Sandes; Rota da Doçaria Conventual, A Confeitaria; Rota da Fruta, Pedro Silva; Rota dos Tubérculos, Chef Yves Gautier; e Rota do Pão, Casinha do Bolo do Caco.

De assinalar que decorrerão ainda outras iniciativas no âmbito deste festival, concretamente as "Conversas Saborea" e as "Experiências Gastronómicas".

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas