MADEIRA Meteorologia

Jorge Carvalho defende capacitação da comunidade para fazer face aos desafios do mundo digital

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Fevereiro 2022
13:25

"A tecnologia é um caminho que vamos ter de fazer forçosamente e não há que negar essa evidência. Temos é de ter a capacidade de anteciparmos esse futuro e termos competências para podermos desenhar os melhores cenários e opções".

As palavras são de Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que marcou, hoje, presença no V Encontro Regional Seguranet, que decorreu na Escola da Apel, onde defendeu a necessidade de a comunidade se preparar para os desafios colocados pelo mundo digital.

Recordando que o 5G "não é um futuro longínquo", mas que é já uma realidade que vai revolucionar a comunicação, o governante destacou a importância de discutir a temática da segurança na Internet, dado que "a tecnologia, o digital, o virtual é um caminho sem regresso".

"Hoje, a forma como nos expomos a este novo ambiente é, sem dúvida, complexa, mas sendo desafiante e uma certeza leva-nos a compreender melhor essa complexidade para podermos atuar também de forma mais competente", afirmou, sublinhando que é crucial "ter a perceção de que hoje vivemos uma realidade que tem muito de virtual e que esse virtual tem grandes virtudes, mas também muitos riscos".

No que às escolas diz respeito, Jorge Carvalho lembrou que o processo em curso já não é o de uma transição, mas sim o de afirmação digital, que tem como expoente máximo a utilização de manuais digitais por parte dos alunos do 2.º ciclo.

A este propósito, o secretário regional advogou que é crucial que se mantenha "um processo de informação e educação para a utilização destes meios, de forma a que os mesmos possam ser utilizados de forma positiva e estar protegidos de situações críticas", embora reconheça a, por vezes, difícil perceção e operacionalização da cibersegurança.

"Quando estamos a partilhar conteúdos e dados e a aceder a um conjunto de entidades, nem sempre estamos despertos para termos os cuidados necessários para estarmos protegidos nessa navegação", constatou.

É neste sentido que Jorge Carvalho advoga que "é importante que toda a comunidade esteja suficientemente capacitada e preparada e estejam identificados os riscos para que, dessa forma, se possa adotar os comportamentos mais adequados para que a circulação e participação nesses ambientes seja segura e que permita utilizar as mesmas para o melhor que a tecnologia disponibiliza e não o contrário".

"Infelizmente surgem sempre situações críticas mesmo nos nossos contextos escolares, mas cabe-nos a nós estarmos atentos, despertos, mas acima de tudo com competências para conseguirmos responder a essas situações", rematou.

De assinalar que o V Encontro Regional Seguranet tem como propósito incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital, valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais nas escolas, e promover boas práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas