MADEIRA Meteorologia

Albuquerque destaca importância da formação profissional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Julho 2021
19:39

O presidente do Governo Regional disse hoje que o mundo está a mudar "muito rapidamente" e que as novas soluções tecnológicas que têm surgido podem retirar regiões como a Madeira da ultraperiferia e colocá-las tão competitivas como o centro da Alemanha.

Miguel Albuquerque falava na cerimónia de entrega de 75 certificados e diplomas atribuídos a três cursos de aprendizagem: informática e animação turística (14), massagem de estética e bem-estar (16) e mecatrónica automóvel (16). E ainda a três ações capacitar, designadamente canalizador (5), soldador (8) e barbeiro (16).

No Instituto para a Qualificação, localizado no Pico dos Barcelos, o presidente do Governo Regional destacou a importância da formação profissional para o desenvolvimento da sociedade, desconstruindo o "preconceito" de que é "preciso um canudo" para desempenhar bem uma atividade, e dando o exemplo dos países nórdicos onde a formação profissional vem ganhando força.

Disse ainda que no próximo ano lectivo haverá uma parceira entre empresas tecnológicas madeirenses e o Instituto para a Qualificação, de maneira a aproximar dos alunos os conhecimentos mais atualizados.

Miguel Albuquerque disse, por fim, haver na Madeira 27 empresas tecnológicas que geravam, antes da pandemia, 78 milhões de euros, o que, em sua opinião, mostra o potencial do setor.

A diretora do instituto, Sara Relvas, destacou, por seu turno, que a taxa de sucesso destes alunos é de 90%, e que apesar da maioria ingressar no mercado de trabalho após concluir a formação, há "20% que seguem para a universidade". De resto, uma ex-aluna o instituto que seguiu para a ensino académico disse, a dado momento, que não sentiu maiores dificuldades do que os alunos do ensino regular.

Ilídio Sardinha, diretor de Recursos Humanos do Grupo AFA, que acolhe muitos dos formados, relevou a "excelência" da preparação que os estudantes recebem. Os efeitos são que "100% dos formandos que entram" no grupo acabam sendo contratados.

Defendeu, aliás, que o governo deveria majorar os apoios concedidos ao instituto e que este devia apostar mais na divulgação do trabalho que desenvolve.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas