MADEIRA Meteorologia

Madeira não desperdiçou ainda qualquer vacina

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Abril 2021
5:00

A Madeira não registou qualquer desperdício de vacinas contra a covid-19. A garantia foi deixada ontem por Martinha Garcia, responsável pela farmácia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, que recebeu um lote de 17.550 vacinas da Pfizer. A vacinação está a decorrer em grande força, sendo que, em maio, deverão ser entregues grandes quantidades, conforme admitiu Martinha Garcia. O JM sabe que chegarão, embora ainda sem data prevista, 9 lotes de 5.850 vacinas da Pfizer. O que dá um total de 52.650 vacinas rececionadas no próximo mês, só daquele laboratório.

Ainda durante o corrente mês de abril, deverão chegar 10 mil vacinas da AstraZeneca.

Recorde-se que o primeiro lote de vacinas a chegar à Madeira foi no início da madrugada de 31 de dezembro de 2020. Nove mil, setecentos e cinquenta vacinas da Pfizer aterraram na Região de madrugada e, de manhã, foram transportadas para o hospital, começando a ser inoculadas ao meio-dia do último do ano.

Cinco profissionais de vários setores da Saúde foram escolhidos para o marco acompanhado por várias entidades governamentais e um ‘batalhão’ de jornalistas. Deu-se, assim, início à caminhada de esperança neste combate difícil à pandemia de covid-19, a qual virou o mundo do ‘avesso’.

A partir de então, os lotes começaram a chegar com curtos espaços de tempo e eram intercalados entre a Pfizer e a AstraZeneca. A 31 de janeiro, a Madeira recebeu 11.700 (Pfizer), enquanto em fevereiro recebeu dois lotes de 5.850 cada (todos Pfizer). Já em março começaram a chegar as primeiras da AstraZeneca. O primeiro lote foi de 8.500 e o segundo lote de 5.850 (Pfizer). Durante este mês de abril já chegaram três lotes de vacinas. O primeiro da AstraZeneca tinha 8.500 e o segundo 23.900.

Anteontem, a encomenda foi de 17.550 e está já pronta para ser inoculada. Segundo o site dedicado à pandemia na Região, até 11 de abril já tinham sido inoculadas mais de 78 mil doses. Recentemente, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, anunciou que em junho deverá ser rececionado o primeiro lote da Johnson & Johnson.

Mas não se sabe ao certo quantas vacinas virão. Relembre-se que a Madeira quer ter, até ao final de setembro, 70 por cento da população adulta vacinada. A ideia é, em outubro, retomar com os grandes eventos, sendo de destacar a Festa da Flor, a qual, em tempos de normalidade, teria ocorrido durante este mês de abril.

Por Carla Ribeiro/Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas