MADEIRA Meteorologia

Vânia Jesus defende contingente de 3,5% no alojamento para estudantes madeirenses deslocados

Data de publicação
09 Maio 2025
14:13

Numa visita a uma das três Residências Universitárias atualmente em construção e requalificação na Madeira, desta feita situada na Rua da Carreira, num processo que avançou sob a liderança de Luís Montenegro, a candidatura da AD – Coligação PSD/CDS reafirmou, hoje, pela voz da candidata Vânia Jesus, o seu compromisso de continuar a lutar, na Assembleia da República, pelo reforço do apoio do Estado ao Ensino Superior na Madeira, apoio esse que passa pela criação de melhores condições para a captação de novos alunos vindos de fora da Região, pela garantia de apoio aos estudantes Madeirenses deslocados e pela majoração do financiamento à Universidade.

Efetivamente, vincou “estamos hoje a reforçar aquele que é o alojamento estudantil na Madeira, um financiamento que foi reivindicado e conseguido com este Governo e que, com este projeto e mais dois, será possível uma duplicação de alojamento para quem procura a Região para estudar nas Instituições de Ensino Superior de 209 para 414 camas”, elencando que, em causa, está a reabilitação da Residência de Santa Maria, com 209 camas, a construção de 25 novas camas na Residência da Carreira e mais 180 camas, na nova Residência em construção na Quinta de São Roque. “Isto foi possível porque temos defendido que o Ensino Superior é um dever constitucional do Estado e, portanto, é assumido através do PRR, no âmbito do PNAI, Plano Nacional de Alojamento Estudantil”, acrescentou.

Vânia Jesus que, nesta oportunidade, sublinhou a importância deste reforço de camas para “tornar a Universidade da Madeira uma referência nacional e internacional através da captação de novos alunos”, ainda que reiterando que, enquanto candidatos, os jovens da Madeira e do Porto Santo que se encontram deslocados no continente continuarão a ser uma prioridade. “Continuaremos a reivindicar e a defender, para os nossos Estudantes deslocados e tal como existe um contingente de acesso ao Ensino Superior, um contingente especial de 3,5% naquelas que são as vagas de alojamento nas residências públicas no continente”, garantiu, medidas concretas que são possíveis de conseguir através do Estado.

Candidata que, a rematar, assumiu, ainda, o compromisso de continuar a defender, na Assembleia da República, a majoração de 30% no financiamento à Universidade da Madeira.

“Se tivermos mais financiamento, não estamos a pedir mais do que aquilo a que temos direito, porque a Universidade da Madeira tem sido um pilar estratégico no desenvolvimento económico e social da Região, na oferta de qualificação superior e mais financiamento também significa termos mais metas, ou seja, termos mais captação de estudantes e jovens fora da Região a se fixarem cá e mais capacidade de apostar em áreas estratégicas como a Medicina, o Turismo e as novas Tecnologias, numa Universidade cada vez mais aberta à comunidade e ao mundo empresarial”, disse, lembrando que “estamos a falar de uma questão de justiça e coesão social”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas