MADEIRA Meteorologia

USAM manifesta “profundo desagrado e discordância” face a declarações de Paula Margarido

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
02 Maio 2025
12:40

Em comunicado enviado à comunicação social, a União dos Sindicatos da Madeira (USAM) manifesta “o seu profundo desagrado e discordância face às declarações proferidas ontem, dia 1 de Maio”, pela secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude no âmbito das comemorações do Dia do Trabalhador.

“Em particular, a USAM considera inaceitável e desrespeitosa a afirmação de que os trabalhadores da Região Autónoma da Madeira ‘neste momento não têm razão de queixa’ e, mais grave ainda, a implícita sugestão de que não haveria motivos para a manifestação”.

“A USAM relembra à senhora secretária regional e à opinião pública que o direito à manifestação é um direito fundamental e inalienável, consagrado no Artigo 45.º da Constituição da República Portuguesa, conquistado com a Revolução do 25 de Abril de 1974. Negar ou desvalorizar a legitimidade de os trabalhadores expressarem as suas preocupações e reivindicações é ignorar a história da luta pelos direitos laborais e desconsiderar a realidade que muitos trabalhadores enfrentam diariamente.

A União dos Sindicatos da Madeira, enquanto legítima representante dos trabalhadores da região, conhece de perto os desafios e as dificuldades que persistem no mundo do trabalho madeirense. Salários insuficientes, precariedade laboral, condições de trabalho inadequadas e a necessidade de melhores políticas de apoio social são apenas alguns dos aspetos que justificam a contínua vigilância e ação por parte das estruturas sindicais e, se necessário, a legítima manifestação dos trabalhadores.

A USAM reafirma o seu compromisso inabalável na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores da Madeira e não permitirá que declarações descontextualizadas e desrespeitosas silenciem as suas vozes. Apelamos ao Governo Regional para que demonstre maior sensibilidade e reconhecimento face às reais necessidades e anseios da classe trabalhadora da nossa região”, conclui a missiva.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas