MADEIRA Meteorologia

Universidade da Madeira recebe 15,8 milhões de financiamento do Estado

Data de publicação
09 Dezembro 2023
15:25

A Universidade da Madeira vai receber 15,8 milhões de euros do novo modelo de financiamento às instituições de ensino superior, anunciou hoje o ministério da tutela.

Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior indica que os contratos-programa, com um valor global superior a 30,4 milhões de euros, foram celebrados na quinta-feira e visam “responder positivamente às especificidades” num quadro plurianual de apoio ao financiamento público, e atendem à sua localização em região ultraperiférica.

O contrato-programa com a Universidade da Madeira tem, além da compensação pelos custos de insularidade e ultraperiferia, cinco eixos centrais, nomeadamente o aprofundamento do projeto de Medicina, em parceria estabelecida desde 2004 com a Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

A verba destina-se também a financiar projetos em formação, investigação, desenvolvimento, inovação, tecnologia e transferência de conhecimento, nas áreas estratégicas do Turismo e do Mar, bem como a promover a consolidação do projeto de Turismo da Universidade da Madeira com a criação de ciclos de estudos (CTesP, licenciatura e mestrado), centro de investigação (CITUR) e reforço da atividade do Observatório de Turismo da Madeira, e com a criação da Escola Internacional de Turismo da Madeira.

O contrato-programa prevê ainda a implementação do Projeto do Mar – Atmosfera, Oceano e Clima, a ser desenvolvido em parceria com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), com o Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e com a Câmara Municipal do Funchal, através da Estação de Biologia Marinha-Cais do Carvão

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, parte do financiamento de 15,8 milhões de euros será canalizado também para a formação de quadros especializados na área das competências digitais, designadamente nas especialidades de Ciência de Dados, Cibersegurança e Inteligência Artificial e a formação de professores dos ensinos básico e secundário.

No ano letivo 2023/2024, a Universidade da Madeira ultrapassou os 4.000 alunos inscritos, o maior número de sempre, em 72 cursos, entre licenciaturas, mestrados, doutoramentos, cursos técnicos superiores profissionais e pós-graduações.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas