A Unidade de Saúde Pública (USP) do SESARAM, presente no Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública (CNMSP), que se realizou na Madeira, arrecadou o primeiro e o segundo lugar nas comunicações orais de projetos de intervenção em saúde.
A USP do SESARAM apresentou seis projetos de intervenção, dois dos quais foram selecionados para apresentação oral e acabaram por conquistar os dois primeiros lugares entre mais de 21 propostas aceites.
O primeiro lugar atribuído ao projeto “Movimenta + Saúde”, foi desenvolvido no Centro de Saúde do Bom Jesus, que integra a prática desportiva no acompanhamento de utentes seguidos em consulta de nutrição. Após referenciação, cada utente recebe um plano de atividade física personalizado, elaborado por uma técnica de desporto. Os resultados obtidos nos primeiros seis meses já evidenciam ganhos efetivos na saúde dos participantes, comprovando o impacto positivo da intervenção.
Já, o segundo prémio distinguiu o projeto “Campilobacteriose em ambiente pré-escolar: intervenção à medida”, implementado em escolas do pré-escolar do Funchal. A iniciativa envolve uma intervenção estruturada junto de educadores, assistentes e restante comunidade escolar, com o objetivo de reduzir o risco de transmissão de doenças e promover ambientes mais seguros e saudáveis para as crianças.
Os prémios foram recebidos presencialmente, em nome da equipa, pelos médicos de saúde pública, pela doutora Joana Moreno e pelo doutor João Vieira Martins, autores das intervenções distinguidas.