MADEIRA Meteorologia

Túnel do Pedregal premiado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
25 Março 2025
12:26

O projeto do Túnel do Pedregal da responsabilidade da empresa Águas e Resíduos da Madeira recebeu a distinção da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), tendo alcançado o 1º Prémio APRH sobre Empreendimentos Hidráulicos na categoria “Hidráulica Agrícola”.

Segundo a nota enviada pela ARM, o Túnel do Pedregal, em operação desde 2023, “é uma das empreitadas com maior relevo realizadas na Região, nos últimos anos, tendo em vista o reforço do fornecimento de água ao sector agrícola”.

Diz a nota que “o túnel hidráulico com dupla função de transporte e de armazenamento de água, com uma extensão de aproximadamente 5,4 km (entre a zona da Ameixieira, na Serra d’Água e a zona do Pedregal no Campanário), vai beneficiar, a partir deste ano, mais de 9000 explorações agrícolas, numa área de cerca de 800 hectares, localizada no eixo entre os concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos e ainda criar uma importante reserva de água que contribuirá para uma melhor adaptação da RAM às alterações climáticas em termos de recursos hídricos.

O Túnel do Pedregal veio também resolver a situação de insegurança do troço mais crítico da histórica Levada do Norte, sujeito a muitas derrocadas devido à sua localização numa escarpa acentuada, sobranceira à ribeira da Serra d’Água, o que representava um risco elevado para os levadeiros que têm a responsabilidade de manter o caudal e garantir a passagem de água”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas