MADEIRA Meteorologia

Trapalhão está de volta às ruas do Funchal para divertir e fazer gargalhar

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Fevereiro 2023
16:44

É de cor, música, folia e risadas que se enchem hoje as principais artérias do Funchal. Isto porque o cortejo Trapalhão regressou às ruas da capital madeirense para encantar e fazer rir após dois anos de interregno na sequência da pandemia covid-19.

O arranque aconteceu passava já das 16 horas na Avenida Francisco Sá Carneiro, seguindo depois os foliões, individualmente ou em grupo, pela Rotunda Francisco Sá Carneiro, sucedida da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), e findado na Praça da Autonomia.

E se por ser "Carnaval, ninguém leva a mal", é certo que há muito com o que gargalhar. Isto porque, no que toca aos ‘trapalhões’ há um pouco de tudo, desde o humor à sátira e às críticas à atualidade política, social e cultural, aos quais se aditam ainda a tradição e o mero disfarçar por diversão.

O primeiro-ministro António Costa e a maioria absoluta foram um dos temas visados, com direito a uma "ida ao inferno" e um funeral à mistura.
Houve também quem aproveitasse o momento para fazer as suas reivindicações para um mundo melhor e mais belo, pedindo mais energias renováveis, educação de qualidade e um maior cuidado com o oceano. Isto tudo, envolto de cor, música e dança, com jovens e adultos a animar a plateia.

A covid-19 também não escapou às críticas dos participantes, que de caixão e vacinas ‘gigantes’ na mão satarizaram a crise epidemiologica.

Por isso mesmo, o que não falta é diversão e animação, à medida que as centenas de participantes calcorreiam estes troços, ao mesmo tempo que vão interagindo com a multidão que não quis perder o retorno deste que é um dos momentos mais emblemáticos do programa de Carnaval da ilha, que este ano tem como tema 'Madeira Alegria e Folia'.

No entanto, ressalte-se que, para além das centenas e centenas residentes que compõem a plateia de assistentes, estão também dezenas de turistas que se divertem com os foliões.

De recordar que no fim do cortejo serão atribuídos prémios, entre os 100 e os 500 euros, aos melhores disfarces em quatro categorias distintas, mais concretamente Classe Adultos (prémio), Classe Crianças, Classe Melhor Trapalhão (mínimo 6 pessoas), e Classe Rei Trapalhão e Travesti. A cerimónia da entrega está aprazada para às 18h30 no Largo da Restauração.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas