Até as 17 horas deste domingo, a estação meteorológica dos Prazeres (Calheta) tinha atingido a temperatura máxima de 31,8,ºC bem longe dos 35,0º Celsius atingidos ontem. Aviso Laranja permanece até amanhã, ás 21 horas, mas só para a costa sul da Madeira e Porto Santo.
Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima atingiu os 31,8?°C nos Prazeres e os 31,7?°C na Quinta Grande, tal como ontem, os dois locais mais quentes na RAM. As temperaturas mínimas mais altas aconteceram no Pico Alto (25,4?°C) e nos Prazeres (24,9ºC). A Bica da Cana atingiu os 31,4?°C. No Funchal, a temperatura mais alta aconteceu no Monte (30,0?°C).
Desde as 00 horas deste domingo, mais duas estações chegaram aos 30?°C. São os casos de Pico Alto (Parque ecológico), com 30,0?°C e a Ponta do Pargo.
No Funchal, a estação no Observatório do IPMA já registou 29,1?°C, enquanto na Cancela foram registados 28,4?°C. Até agora, no Funchal, a temperatura mais alta foi registada no Monte (30,0?°C), já nos valores para o aviso amarelo. No Lido, onde existe outra estação, foram registados 27,2?°C, tal como ontem. No Porto Santo, a temperatura mais alta atingiu os 27,5ºc e a mínima os 22,5ºC.
A Madeira é a única região hoje com aviso laranja devido ao calor em Portugal, depois da descida generalizada das temperaturas, conforme o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Só a costa sul da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja até amanhã, às 21 horas. A partir das 23 horas, as restantes zonas passam a aviso amarelo, também devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Paulo Graça