MADEIRA Meteorologia

"Temos de evitar uma tragédia social de largas proporções", Sérgio Gonçalves

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Março 2021
9:23

No arranque dos trabalhos no plenário madeirense, nesta manhã de quarta-feira, coube a Sérgio Gonçalves abrir as hostilidades, com uma intervenção que abordou a atualidade madeirense, com números dramáticos, implicitamente implicando os resultados da crise pandémica às políticas do Governo Regional.

"Estamos num momento crucial do combate à pandemia", começou por dizer o deputado do PS, relevando que "a par da saúde, temos de assumir como máxima prioridade a recuperação da nossa economia".

Sérgio Gonçalves alerta que "não podemos permitir que nos atire para uma crise sem paralelo", manifestando a sua preocupação porque "somos a região do país com a mais alta taxa de desemprego no último trimestre de 2020", sendo que "apenas o Algarve se assemelha".

"Mais de 20.000 pessoas inscritas no Desemprego em fevereiro de 2020", refletindo um aumento de "34%", enquanto nos Açores, disse Sérgio Gonçalves, "há apenas 7.000 desempregados". A este dado, Sérgio Gonçalves acrescentou a "quebra histórica do PIB, em 34%, enquanto no todo nacional a queda ficou-se pelos 7%".

O deputado do PS diz que "mais importante do que como chegamos aqui é o que faremos a partir daqui, como ajudar as empresas a sobreviverem e evitar uma tragédia social de largas proporções.

Sérgio Gonçalves releva que são necessárias "medidas efetivas, não basta assinar contratos se o dinheiro não chega às empresas. Não é honesto pedir apoio ao Governo Regional e receber apenas uma palmadinha nas costas".

Desmontando um a um os apoios que foram implementados na Região, Sérgio Gonçalves exalta que "o único apoio que verdadeiramente funcionou foi o lay-off simplificado, uma medida nacional que já aplicou 40 milhões de euros".

Entre as inúmeras soluções evocadas, Sérgio Gonçalves relevou que "uma parte substancial da verba do Plano de Recuperação e Resiliência deve ser encaminhada para o apoio às empresas", defendeu.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas