MADEIRA Meteorologia

Sindicato dos Trabalhadores do Comércio contesta proposta de contrato coletivo na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Agosto 2022
18:08

A delegação da Madeira do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritório e Serviços de Portugal (CESP) manifestou-se hoje contra a proposta de contrato coletivo de trabalho para o setor, considerando ser "muito mais desfavorável" do que o atual.

Em comunicado, o CESP afirma que a proposta implementa, entre outros aspetos, a "prestação de trabalho não retributivo" e, por outro lado, critica o facto de ter sido negociada apenas entre a ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e o SICOS - Sindicato Independente do Comercio e Serviços, que não tem representação no arquipélago.

"O CESP nada tem a ver com este contrato coletivo de trabalho, aprovado por um sindicato (SICOS) que não tem qualquer atividade na Madeira, que prejudica os trabalhadores de escritório, comércio e ourivesarias, tendo já recusado a sua aplicação aos associados", refere o comunicado.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritório e Serviços de Portugal é a segunda estrutura sindical da região a pronunciar-se contra a proposta, depois de o Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da Madeira (SITAM) o ter feito na terça-feira.

"Este contrato coletivo de trabalho é muito mais desfavorável aos trabalhadores do que o atualmente praticado", sublinha o CESP, referindo que estipula um banco de horas e permite o acréscimo de quatro horas diárias sem pagamento extra, bem como reduz o valor das diuturnidades e exige mais anos de serviço para o pagamento da primeira.

O sindicato solicita, por isso, a intervenção do Governo Regional (PSD/CDS-PP) no sentido de salvaguardar os direitos laborais, aumentos salariais justos e regulação dos horários de trabalho.

O aviso do projeto de portaria de extensão do contrato coletivo de trabalho para o setor dos empregados de escritório, comércio e ourivesarias da Madeira já foi publicado no Jornal Oficial da região autónoma (JORAM), decorrendo agora o período de contestação.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas