Uma entrevista de Pabulo Freitas, Coordenador regional do sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), ao DN da Madeira, onde este critica o modelo de socorro do SIEM e da Proteção Civil na RAM, teve a resposta do sindicato dos Bombeiros Sapadores da Madeira.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), delegação da Madeira, "deparou-se com uma entrevista, dada por um indivíduo ao Diário de Notícias da Madeira, que veiculou, naquele órgão de comunicação social, um conjunto de inverdades acerca do socorro na Região Autónoma da Madeira (RAM)", dois quais a população precisa ser esclarecida.
O SNBC Madeira considera "o desconforto" que a entrevista "causou nos corpos de bombeiros profissionais". O SNBS "mostra-se chocado pela facilidade" como Pabúlo Freitas, "de forma leviana e irresponsável", orienta a população que precisa de socorro para "o incumprimento de diretrizes legalmente emanadas", apresentando, "como solução, um modelo sem conhecimento de causa, o que naturalmente se estranha pela alegada experiência que diz reunir".
Por outro lado, O SNBS diz não aceitar que "se coloque em causa o também brio e profissionalismo dos enfermeiros do STAT-CIC, do pessoal do SEMER e do próprio SRPC".
Paulo Graça