O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) marcou greve de enfermagem para 12 de dezembro, dia seguinte à greve geral. Esta greve decorre das 8h00 às 24h00 e abrange todas as instituições do SNS e demais entidades públicas onde trabalham enfermeiros, no continente e ilhas.
“A interrupção das negociações, com o Ministério da Saúde, para concretizar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um dos principais motivos para a realização desta greve. No passado dia 3 de setembro, o SINDEPOR, integrado numa plataforma que junta cinco sindicatos, recebeu uma proposta de ACT que considerámos inaceitável. A 24 do mesmo mês foi a vez de apresentarmos uma contraproposta. Desde esse dia, silêncio absoluto sobre o tema por parte da tutela”, explica a entidade sindical.
Outro dos motivos, acrescenta, “prende-se com o anteprojeto de reforma da legislação laboral que o Governo pretende aprovar e que o SINDEPOR considera extremamente gravoso para a enfermagem, contribuindo ainda mais para agravar o sentimento de descontentamento generalizado que grassa na profissão. Nesse sentido, apoiamos e apelamos à participação na greve geral decretada para a véspera, dia 11 de dezembro”, juntando, desta forma, paralisações na quinta-feira e na sexta-feira, da próxima semana.