A Cave Poente volta a ser usada para o normal serviço da Consulta Externa.
O Serviço Regional de Saúde desativou ontem um espaço, na Cave Poente, que era destinado a "utentes covid-19 negativos, com indicação para isolamento profilático".
De acordo com a informação do obtida pelo JM junto do gabinete de comunicação, "esta situação tornou-se possível face à situação epidemiológica".
Sem grandes informações adicionais, o gabinete repete a indicação de que essa área "destinava-se aos utentes covid-19, com indicação para isolamento profilático na cave poente". Acrescenta ainda que "na Cave Nascente, estão em funcionamento as consultas externas de Ginecologia/Obstetrícia, Nefrologia, Urologia, Otorrino, Gastroenterologia e Psicologia".
Questionado segunda-feira sobre quando seria feito esse encerramento, o gabinete respondeu esta quarta-feira que seria justamente ontem que o espaço em causa deixava de "fazer internamento. O reinício da consulta externa nesta área acontece no mês de novembro, após uma reorganização do espaço".
Se a pandemia evoluir noutro sentido, o SESARAM admite voltar a usar aquela área. "Caso seja necessário é retomado o espaço com colocação de camas. A estratégia tem sido a flexibilidade dos espaços que, dependendo da necessidade, são usados." E adianta que "mantém-se a operação de testes nas cabines existentes no exterior".
Perante a questão escrita, conforme solicitado, sobre se estão previstas outras alterações, o SESARAM escreve simplesmente que "a seu tempo será informado".
Miguel Silva e Edna Batista