MADEIRA Meteorologia

Sérgio Gonçalves e Disney reunidos para debater turismo

Data de publicação
17 Junho 2025
18:28

O eurodeputado madeirense Sérgio Gonçalves reuniu-se esta terça-feira com representantes da Disney em Estrasburgo, para debater o trabalho em curso na Comissão dos Transportes e do Turismo (TRAN) do Parlamento Europeu.

A delegação da Disney foi liderada por Thomas Spiller, vice-presidente para as políticas públicas globais, acompanhado pela diretora executiva Federica Rampulla. A multinacional americana destacou o investimento crescente da empresa no setor dos cruzeiros, numa altura em que está a construir quatro novos navios em estaleiros alemães, num investimento aproximado de 10 mil milhões de euros. A empresa reforçou o seu compromisso com a indústria naval europeia e sublinhou que todos os seus navios são produzidos na Europa.

No entanto, a escassez de combustíveis verdes nos portos europeus é considerada um fator de risco para estes investimentos. “Queremos fazer esta transição, a tecnologia existe, os navios estão prontos, mas os portos ainda não oferecem essas alternativas”, pedindo mais celeridade em alinhar a gestão portuária europeia com os objetivos de neutralidade carbónica.

Sérgio Gonçalves salientou que esse é um tema em aberto no Parlamento Europeu. “Em breve será debatida a Estratégia Europeia para os Portos, que irá incidir sobre este e outros temas relevantes, com o objetivo de criar uma visão coordenada e integrada para permitir acelerar a descarbonização do setor e criar mais empregos verdes nas regiões costeiras”.

O eurodeputado madeirense recordou ainda o exemplo de Malta, onde esteve em missão no mês passado, e onde já existem infraestruturas para ligação elétrica em terra que permitem aos navios desligarem os motores enquanto estão atracados, reduzindo significativamente as emissões em zonas urbanas portuárias.

A Disney indicou ainda que os próximos navios serão de dimensões mais reduzidas, permitindo aceder a destinos menos saturados e mais adequados à experiência personalizada que os seus clientes procuram. Esta mudança, referiram, responde tanto a preocupações ambientais da empresa como à procura por parte dos passageiros de itinerários alternativos a grandes centros turísticos demasiado congestionados.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas