MADEIRA Meteorologia

Seminário apresenta estratégias para auxiliar na descoberta e desenvolvimento de medicamentos

Data de publicação
05 Dezembro 2023
12:35

O Centro de Química da Madeira (CQM) vai promover, no próximo dia 13 de dezembro, o seminário com o tema “Present drug-likeness filters in medicinal chemistry during the hit, lead, and clinical candidate optimization process: An analysis”.

O evento, agendado para as 09:00, na Sala 29 do Campus Universitário da Penteada, terá a duração de uma hora e será conduzido pelo Prof.º Doutor Serge Mignani, Consultor do Centre d’Etudes et de Recherche sur le Médicament de Normandie e do Argobio Studio (França) e Investigador Sénior do CQM.

Serge Mignani foi investigador, durante cerca de quarenta anos, e diretor do departamento de Química Medicinal numa das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, a empresa Rhône-Poulenc, hoje Sanofi. Atualmente é consultor de empresas do setor farmacêutico em França e nos Estados Unidos da América e institutos de investigação em França, China, Portugal e Índia. Colabora com a Universidade da Madeira desde 2013 como Professor Convidado, nas áreas da Química Medicinal, Farmacêutica e da Nanotecnologia aplicada à Medicina, e é oficialmente investigador sénior do CQM desde 2017.

Durante o Seminário será efetuado um levantamento e análise dos parâmetros de otimização físico-química responsáveis pelo sucesso ou insucesso dos medicamentos, incluindo métricas de eficiência dos ligandos e seu impacto nas propriedades de semelhança dos medicamentos. Serão também discutidos os “melhores” descritores para monitorizar as propriedades físico-químicas dos potenciais medicamentos durante o processo de otimização multiparamétrica (MOP). Será igualmente analisado até que ponto é possível simplificar estas ferramentas de previsão multiparamétrica, por exemplo da toxicidade, para determinar os perfis de potência e segurança dos medicamentos em seres humanos. Por último, será apresentada uma estratégia para a aplicação de regras e métricas ao processo de descoberta de medicamentos para ajudar os investigadores a desenhar novas moléculas, que permitam priorizar os compostos com as melhores características para se tornarem fármacos, bem como prever o comportamento ADME - Absorção, Distribuição, Metabolismo, Excreção destas novas moléculas nos seres humanos.

O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados na temática. A inscrição é obrigatória e deve ser realizada, através do formulário disponível para o efeito no site do CQM, até ao dia 10 de dezembro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas