Arrancou, há cerca de uma semana, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Serviço Regional de Saúde da Região (SESARAM) que leva o "hospital à casa dos doentes" através de uma carrinha, à qual juntar-se-á, em breve, uma segunda viatura com vista a reforçar esta que é uma alternativa ao internamento convencional.
O anúncio foi feito, esta tarde, por Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, no decorrer da apresentação do projeto que teve lugar no Hospital Dr. Nélio Mendonça. A segunda carrinha será adquirida pelo executivo madeirense em parceira com a Fundação J.B. Fernandes.
"A segunda viatura vai ser adquirida tendo por base um apoio importante da Fundação José Fernandes, um eminente emigrante madeirense que viveu em Boston", adiantou, explicando que o Governo Regional vai lançar um novo concurso público com vista a dotar a breve prazo esta unidade com mais uma viatura.
Para o governante, esta Unidade, além de ser o resultado do diálogo da administração do SESARAM e da tutela com os profissionais de saúde, vai ao encontro de uma ideia que o executivo madeirense "tem conseguido concretizar" que é a de não ter "medo de assumir a vanguarda num conjunto de terapêuticas e métodos mais avançados", estando atento às necessidades dos doentes.
"Esta forma de prestar cuidados ao domicílio é muito confortável do ponto de vista físico e psicológico para o doente e para a respetiva família porque vai ao encontro de tudo aquilo que nós queremos fazer que é a humanização do Serviço de Saúde", sustentou.
Bruna Nóbrega