MADEIRA Meteorologia

Secretária de Inclusão destaca a importância do Parlamento dos Jovens para o futuro

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
18 Março 2025
12:10

‘Novas Tecnologias Oportunidades e Desafios para os Jovens’ foi o tema que animou, esta manhã, o debate e as intervenções dos estudantes de 12 escolas do Ensino Secundário, no âmbito do programa ‘Parlamento dos Jovens’ para o Ensino Secundário, que contou com a presença da presença secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude.

Durante a sessão de abertura da sessão parlamentar, Ana Sousa agradeceu a parceria do Parlamento regional com a Direção Regional de Juventude e a Secretaria Regional de Inclusão Trabalho e Juventude, evocando também o papel dos professores como “construtores das sociedades do futuro”.

“Que este Parlamento Jovem possa ser mais um instrumento de tecelagem para o vosso futuro, pois o vosso futuro será, com certeza, o futuro da Madeira e do Porto Santo e em cada um de vós cresce a identidade e bravura deste território insular”, sublinhou a governante.

Em debate estiveram diversos temas, nomeadamente a influência das novas tecnologias no bem-estar mental, numa jornada parlamentar em que não faltaram propostas inovadoras e sugestões para implementação de projetos de âmbito escolar.

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira foi palco, esta terça-feira, da sessão regional do programa ‘Parlamento dos Jovens’ para o Ensino Secundário, uma iniciativa que juntou 62 alunos, oriundos de 12 estabelecimentos de ensino, envolvendo cerca de 3.300 estudantes.

Educar para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate e o processo de decisão do Parlamento, promover a discussão democrática e o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões são alguns dos objetivos do programa ‘Parlamento dos Jovens’.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas