A Secretária Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, visitou esta quinta-feira, o Lar de Santa Teresinha, nos Canhas, concelho da Ponta do Sol, onde destacou o papel essencial desta resposta social na proteção e acompanhamento das pessoas idosas.
Inaugurado em 2004, o Lar de Santa Teresinha, uma estrutura residencial do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), acolhe atualmente 21 residentes em estrutura residencial e 30 utentes em centro de dia e centro de convívio, numa gestão partilhada entre o ISSM e o Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua.
Acompanhada pela presidente do ISSM, Nivalda Gonçalves, pelo presidente da Junta de Freguesia, Norberto Pita, e pela vereadora Mirla Fernandes, a governante reuniu com a equipa técnica liderada por Oriana de Freitas, e elogiou o trabalho de proximidade desenvolvido diariamente junto dos utentes.
Ao longo da visita, a Secretária Regional destacou o trabalho em rede entre as instituições públicas e o setor solidário, sublinhando que este modelo é “a chave para responder com eficácia e humanidade aos desafios do envelhecimento e da dependência”.
“Os lares e centros de dia da nossa Região não são apenas estruturas de acolhimento, são espaços de vida, de afeto e de cuidado. Investir na qualidade da resposta social é investir diretamente na dignidade dos nossos idosos”, afirmou Paula Margarido.
Integrado na rede oficial de respostas sociais do ISSM, o Lar de Santa Teresinha tem-se distinguido pelo carinho, pela dedicação e pelo rigor profissional no acompanhamento às pessoas idosas. A visita terminou com um momento de convívio com utentes e equipa, simbolizando o reconhecimento do Governo Regional pelo trabalho desenvolvido em prol da inclusão, da solidariedade e do envelhecimento ativo.