A Comissão Política do PS-Madeira reuniu-se hoje e abordou vários temas, entre os quais o relatório do Tribunal de Contas, que aponta para alegadas irregularidades na implementação da Rede de Cuidados Continuados Integrados na Região. Uma situação que a líder dos socialistas espera que venha a ser esclarecida no âmbito da audição parlamentar solicitada pelo grupo parlamentar do PS.
Célia Pessegueiro, na ocasião, lamentou a falta de camas em lares e cuidados continuados, manifestando a sua preocupação em relação às dificuldades sentidas pelas famílias para dar a resposta adequada aos seus familiares, maioritariamente pessoas idosas, umas que carecem de internamento mais prolongado e outras que, depois dos tratamentos hospitalares, ainda não estão em condições de voltar a casa. “Este é um problema que as famílias estão a enfrentar e ao qual o sistema público não está a dar resposta”, constatou a líder socialista.
Ainda no campo da saúde, a presidente do PS-M alertou para os problemas de falta de pessoal e de condições de trabalho, considerando que este período até à conclusão do novo hospital deve ser uma oportunidade para fazer um planeamento, quer do número de profissionais que será necessário, quer da oferta formativa para dar resposta a essas necessidades.
Os socialistas madeirenses manifestaram ainda a sua solidariedade para com as populações afetadas pelo mau tempo no território continental. No entanto, Célia Pessegueiro não deixou de apontar que gostaria de ver “um Governo Regional mais ativo, mais solidário e que colaborasse mais com as instituições nacionais”, disponibilizando mais meios para ajudar na recuperação das zonas afetadas, à semelhança do que aconteceu quando a Região foi afetada por temporais e houve uma onda de apoio nacional.
A líder socialista aproveitou ainda para congratular António José Seguro pela eleição como Presidente da República, tendo realçado que foi uma vitória do centro e dos moderados.