MADEIRA Meteorologia

‘SeaYou’ disponibiliza mobilidade turística pelo mar como alternativa à via terrestre

Data de publicação
08 Fevereiro 2025
14:27

A operar desde janeiro, a SeaYou Madeira’ surge como um projeto que disponibiliza mobilidade turística pelo mar, apresentando-se como alternativa à via terrestre. Atualmente, este ‘autocarro marítimo’ liga a Calheta, o Funchal e o Caniçal, mas a ambição é expandir-se para o norte da ilha e o Porto Santo.

“É um projeto inovador que vem resolver um dos grandes problemas que a Região tem, que é a deslocação por via terrestre, e pretendemos, no fundo, que as massas turísticas passem a se deslocar a partir do mar”, explicou Afonso Gomes, chefe das tecnologias da ‘SeaYou Madeira’.

A ideia nasceu da paixão de Afonso e do pai pelo mar, levando-os a apostar num investimento de cerca de 600 mil euros. A empresa do turismo náutico, que deverá criar entre 10 a 15 postos de trabalho, beneficia da ausência de concorrência direta. “A interajuda entre os operadores turísticos é essencial. Como não competimos diretamente, conseguimos oferecer os produtos de outros operadores e vice-versa”, realça o responsável.

A embarcação, fabricada em Portugal mas oriunda da Grã-Bretanha, estava inicialmente prevista para ser elétrica. Contudo, devido a falhas dos fornecedores, esse objetivo não foi concretizado. Ainda assim, a empresa mantém um compromisso com a sustentabilidade, optando por uma estrutura leve e painéis solares que garantem um consumo energético ecológico.

A ‘SeaYou’, que começou a operação no início de janeiro, faz duas viagens por dia, uma ida e uma volta, no sentido Caniçal- Calheta ou Calheta – Caniçal, estando mais focada no turismo, embora no futuro a ideia seja também oferecer este serviço aos madeirenses. O barco sai, às 08h30, às terças, sábados e domingos da Marina da Calheta e nos restantes dias, à exceção de segunda-feira, parte do Caniçal. A recolha dos passageiros no Funchal ocorre entre as 09h45 e as 10h00.

Expansão para a costa norte e Porto Santo

O futuro da ‘SeaYou Madeira’ passa por alargar operações à costa norte e, já no verão, lançar um serviço privado para o Porto Santo. Além disso, a empresa pretende adquirir uma nova embarcação para reforçar a oferta.

Além do ‘SeaBus’, que liga a Calheta, Funchal e Caniçal, a empresa disponibiliza ainda o serviço privado para quem quiser ter uma experiência mais personalizada, desde passeios familiares, festas de aniversário ou até eventos corporativos.

Refira-se que atualmente está em vigor uma campanha promocional, até dia 31 de março, com bilhetes a partir de 27,50 euros. Após essa data, os preços vão aumentar cerca de 50%.

“A ideia é a aproveitar uma das melhores atratividades que a Madeira tem que é este mar maravilhoso e a costa, que é muito bonita, e oferecer um complemento aos turistas que nos visitam”, realçou Miguel Albuquerque que visitou, esta manhã, a embarcação na Marinha da Calheta.

O presidente do Governo Regional salientou o crescimento das ofertas no setor do turismo marítimo, sublinhando a importância da diversidade, tanto em termos de percursos como de preços. O governante recordou ainda que, com a recuperação da Quinta do Lorde, há agora uma nova oferta na zona leste da Madeira e que, com a renovação da Marina do Funchal, a Região vai diversificar e melhorar ainda mais as experiências marítimo-turísticas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas