O programa "+Hospital na Comunidade RAM" já chegou a Santana, que passou a contar com consultas da especialidade de Cirurgia Geral, às quais se devem juntar outras especialidades conforme necessidades identificadas.
Conforme informa uma nota enviada à redação, o Governo Regional pretende por meio deste programa disponibilizar à população consultas das especialidades hospitalares, contribuindo, assim, para uma melhor acessibilidade aos serviços de saúde.
Neste concelho, as primeiras consultas desta especialidade foram realizadas a 24 de fevereiro, pelo médico especialista do serviço de cirurgia geral, Luís Ferreira.
Recorde-se que, depois da Nefrologia, da Imunoalergologia e da Ortopedia, a Cirurgia Geral é a quarta consulta de especialidade a participar na estratégia de cuidados de saúde hospitalares de proximidade em articulação com os Cuidados de Saúde Primários.
Esta descentralização da medicina hospitalar pretende contribuir para a integração de cuidados de saúde e para a proximidade à população de acordo com as necessidades identificadas.
Este programa foi organizado pelas Direções Técnicas do SESARAM (Direção Clínica, Direção de Enfermagem e Coordenador dos Centros de Saúde) em articulação com a Direção de Serviço de Cirurgia Geral, liderado pela médica especialista Carmo Caldeira.
Redação