MADEIRA Meteorologia

Santa Cruz ganha 78 novos lugares na Rede de Cuidados Continuados Integrados

Data de publicação
21 Março 2025
17:04

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE-IP-RAM) procedeu, hoje, à contratualização de 78 novos lugares para a Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados (REDE) da Região Autónoma da Madeira (RAM), ao abrigo do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O contrato foi assinado entre o IASAÚDE, IP-RAM, e o executor do investimento, FUSIONZEN, LDA, e permitirá a construção de raiz, no concelho de Santa Cruz, de uma nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Âmbito Geral, na tipologia de Longa Duração e Manutenção, com um apoio do PRR no valor de 7.020.000,00€.

Com este novo projeto passam a estar contratualizados, no âmbito do investimento para a expansão, 41,3 milhões de euros, correspondentes a 532 lugares, o equivalente a 68,4% do valor global, ou seja, 60,4 milhões de euros para a criação de um total de 1.080 lugares.

A cerimónia decorreu nas instalações do IASAÚDE, IP-RAM, sendo presidida pela Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que destacou o facto de ser dado mais um passo para a concretização das estratégias delineadas para os Cuidados Continuados Integrados da RAM, para o período 2021-2026, e para a Promoção da Saúde Mental, em consonância com o Plano Estratégico do Sistema Regional de Saúde da RAM, alicerçados numa rede de parcerias entre o setor público e o setor privado.

Por seu lado, a Presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE, IP-RAM, Rubina Silva, destacou “o esforço que tem sido desenvolvido pela iniciativa privada para o reforço da Rede de Cuidados Continuados Integrados, dando um contributo fundamental para a prestação de cuidados de saúde de qualidade a pessoas que se encontram em situação de dependência funcional, seja de forma transitória ou prolongada”.

O novo empreendimento será designado por “FUSIONZEN – RCC Santa Cruz”, e estará focado na majoração e valorização das valências técnicas e funcionais obrigatórias para atender às crescentes necessidades de cuidados continuados integrados da RAM, combinando inovação tecnológica, sustentabilidade e uma abordagem humanizada, através de serviços especializados em reabilitação, geriatria avançada e cuidados paliativos, apoiados por infraestruturas e equipamentos de última geração. A empresa FUSIONZEN, LDA esteve na assinatura do contrato representada por Ana Carolina Manica.

Os apoios financeiros concedidos para a expansão da REDE, com vista à criação de novos lugares, são atribuídos pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), na qualidade de beneficiário final (BF), sob coordenação do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), na qualidade de beneficiário intermediário (BI) e da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, responsável nacional pela gestão dos fundos do PRR.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas