O capitão-de-mar-e-guerra Rui Teixeira assume amanhã, sexta-feira, o Comando da Zona Marítima da Madeira, em cerimónia que terá lugar às 10h45, na Praça do Povo, no Funchal, rendendo o comandante José Luís Cardoso.
A cerimónia será presidida pelo Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, e contará com a presença do comandante naval, vice-almirante Jorge Nobre de Sousa, e do diretor-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante João Dores Aresta.
Rui Teixeira toma posse como chefe do Departamento Marítimo da Madeira, capitão do Porto do Funchal e capitão do Porto de Porto Santo, comandante-regional da Polícia Marítima da Madeira, comandante-local da Polícia Marítima do Funchal e comandante-local da Polícia Marítima de Porto Santo.
Nesta cerimónia, as forças em parada serão constituídas por elementos do Comando da Zona Marítima da Madeira, da Capitania do Porto do Funchal e da Capitania do Porto de Porto Santo, do Departamento Marítimo da Madeira, do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal e também por militares do navio NRP Mondego, da Marinha Portuguesa.
O novo comandante tem 55 anos tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais - Curso de Marinha, na Escola Naval, no ano de 1992, tendo sido promovido ao atual posto em 31 de dezembro de 2020.
Iolanda Chaves