MADEIRA Meteorologia

Rui Caetano diz que Governo Regional "nada aprendeu" e aponta "falta de planeamento"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Abril 2023
9:48

Numa declaração política a abrir a sessão plenária desta terça-feira na Assembleia Legislativa da Madeira, o líder parlamentar do PS acusou o Governo Regional de nada ter aprendido com situações de catástrofe como o 20 de Fevereiro ou os incêndios de 2016, e apontou ainda o atraso de cerca de 30 anos na aprovação de programas que entende como fundamentais para a Região.

Em concreto, Rui Caetano referia-se ao Programa de Ordenamento do Território da Região Autónoma da Madeira e ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira do Porto Santo.

"Como é que o Governo passou quase três décadas sem proceder a qualquer revisão do PROTRAM", questionou.

O parlamentar socialista lembrou o 20 de Fevereiro e considerou que o Governo Regional "não soube tirar ilações deste evento trágico". Rui Caetano manifestou, por isso, preocupação com o aterro do Palheiro Golf, acusando a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e a Câmara Municipal do Funchal de nada fazerem.

Outro ponto focado pelo deputado do PS foi o atraso do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

"Depois dos incêndios de 2016, Governo Regional parece não ter aprendido a lição e não acelerou a elaboração deste instrumento para prever o conjunto de medidas e ações relativas à prevenção e proteção das florestas", criticou.

Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas