Rui Rocha demitiu-se hoje da presidência da Iniciativa Liberal.
A decisão de demitir-se decorre do resultado eleitoral das eleições de 18 de maio, onde a IL subiu de oito para nove deputados (338.974 votos).
Ainda que tivesse obtido “o melhor resultado de sempre” para o partido, a IL ficou muito longe dos 60 deputados do Chega e do objetivo de obter votos suficientes para ter uma maioria no parlamento com a AD - Coligação PSD-CDS.
Depois da reunião de hoje da comissão política da IL, Rui Rocha disse também que não se recandidatará e que a demissão decorre do “grau de exigência” que os liberais colocam nas lideranças.
“Eu sei que outros partidos até tiveram derrotas mais pesadas, e que vão continuar”, mas “o grau de exigência que colocamos no partido não me permite continuar”, afirmou.
Dentro do partido, comunicou que regressa à militância de base, mas clarificou que vai cumprir o mandato de deputado na Assembleia da República.
“Agora, os órgãos do partido vão seguir o processo” e desencadear o processo de escolha de uma nova liderança - acrescentou.
Rocha espera que do processo eletivo interno surja uma “liderança mais adequada ao novo ciclo eleitoral” que se inicia, mas recusou-se a identificar as características que deve ter o novo presidente da IL.
Negou ainda que tivesse havido “pressão” para a demissão, garantiu que a demissão foi uma decisão “pessoal” e assegurou e que já a tinha tomado “há mais de uma semana”.