MADEIRA Meteorologia

Residente em São Gonçalo celebrou 100º aniversário

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
23 Junho 2025
16:26

Isilda José de Freitas comemorou, hoje, o seu 100º aniversário, “rodeada de afeto e reconhecimento”. Internada no Hospital dos Marmeleiros, a celebração do seu centenário contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal do Funchal, José Luís Nunes, e do Executivo da Junta de Freguesia de São Gonçalo, “que se deslocaram ao local para prestar uma calorosa homenagem a esta senhora centenária, cuja vida atravessou um século de histórias, conquistas e profundas transformações”.

De acordo com a nota enviada às redações, “mais do que uma simples celebração, este encontro tornou-se um espaço de profunda reflexão sobre a importância da longevidade e do valor das memórias vivas que pessoas como a Sr.ª Isilda carregam consigo”.

Como afirmou José Luís Nunes, “é impossível não nos comovermos perante uma vida que testemunhou quase tudo: guerras, revoluções, avanços tecnológicos, momentos de crise e de Esperança. A Sr.ª Isilda é mais do que uma centenária. É um livro aberto, uma guardiã de histórias e um exemplo de resiliência para as gerações que hoje constroem o futuro do Funchal. Celebrá-la é celebrar a vida em toda a sua plenitude.”

“O singelo convívio no hospital, entre familiares, amigos e autarcas, foi marcado por sorrisos, palavras de carinho e um profundo respeito por uma vida dedicada à família, ao trabalho e à superação das adversidades”, refere a junta de freguesia.

“Nascida neste dia em 1926, a Sr.ª Isilda José de Freitas atravessou diferentes épocas e gerações, tendo testemunhado as grandes mudanças sociais, culturais e políticas do século XX e XXI. A sua história de vida é uma inspiração para todos, sobretudo num tempo em que o envelhecimento ativo, o cuidado e o respeito pelos mais velhos devem ser bandeiras intransigentes da nossa sociedade”.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, este foi um momento particularmente especial: “Na nossa freguesia, temos orgulho em cada um dos nossos cidadãos, mas quando alguém alcança este marco extraordinário dos 100 anos, sentimo-nos verdadeiramente abençoados. A D. Isilda é um símbolo da nossa comunidade. Com ela, celebramos a importância da memória, da experiência e da transmissão de valores que dão sentido à nossa história coletiva. As freguesias existem para servir as pessoas e, sobretudo, para valorizar as suas vidas. Hoje viemos fazer exatamente isso: dizer ‘obrigado’ à D. Isilda por tudo o que representa para nós”.

Como sublinha a nota, “este é um daqueles momentos que transcende a formalidade das agendas institucionais. É um momento de humanidade, de reconhecimento e de gratidão. A Junta de Freguesia de São Gonçalo e a Assembleia Municipal do Funchal deixam votos sinceros de saúde e felicidade à Sr.ª Isilda José de Freitas, agradecendo-lhe por ser um exemplo vivo da força, da história e dos valores da nossa terra.

Muitos parabéns, D. Isilda. Uma vida inteira merece sempre ser celebrada”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas