MADEIRA Meteorologia

Representante da República recebeu chefe do Estado Maior no Palácio de São Lourenço

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
15 Abril 2025
21:12

O representante da República recebeu hoje, no Palácio de São Lourenço, o chefe do Estado Maior no Palácio de São Lourenço.

Na ocasião, Ireneu Barreto realçou que “a vinda do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas é sempre motivo de satisfação para todos nós, pelo que significa no apoio e solidariedade das Forças Armadas para com a Região Autónoma da Madeira. E é vasto e diversificado o apoio das Forças Armadas à nossa Região; para além das missões de soberania, na defesa da nossa plataforma continental, a ação das Forças Armadas multiplica-se na ajuda no âmbito da proteção civil, no acolhimento dos desalojados no contexto de catástrofes naturais, na ligação inter-ilhas, na busca e salvamento, no transporte de doentes e muito mais. Por tudo isto um forte sentimento de gratidão para com as Forças Armadas anima as nossas gentes às Forças Armadas”.

O representante da República destacou, de igual modo, o papel dissuasor Forças Armadas “nestes tempos complexos”.

Como referiu, “a Europa tem de acordar da letargia repousada num chapéu nuclear e numa NATO que revelaram a sua fragilidade e falta de coesão. É tempo de a Europa se soerguer e voltar a cuidar de si própria. As Forças Armadas, pelo seu papel fundamental, devem ser devidamente apoiadas em meios humanos e materiais adequados para essa função determinante. Tudo isto deveria ser concretizado num contexto europeu, idealmente com umas Forças Armadas europeias, para evitar redundâncias e desperdícios. Mas se isso não for possível, que exista ao menos um concerto de nações que aproveitem e potenciem o exercício conjunto dos seus meios disponíveis, para a salvaguarda do nosso património comum, de valores e direitos fundamentais de países que vivem em democracias maduras, moldadas no respeito dos direitos humanos e do direito internacional. E que tudo isto se possa agilizar com equilíbrio e prudência e sem prejudicar o “acquis” do nosso Estado Social”.

Refira-se que presentes nesta visita estiveram também a presidente da Assembleia Legislativa e o recém-empossado secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Rubina Leal e Jorge Carvalho, respetivamente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas