MADEIRA Meteorologia

Rafaela Fernandes lembra que Governo não pode privatizar as levadas

Data de publicação
25 Julho 2024
11:10

O Governo da Madeira decidiu acolher a recomendação da Comissão Nacional da UNESCO de retirada da candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial para ser reformulada e integrar também os canais de água privados, como noticiou ontem a Lusa. Instada, hoje, a comentar esta situação, a secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente explicou que a candidatura foi preparada em 2014-15 e à data, falou-se num sistema geral de gestão de água, que incluía as públicas e as privadas.

Quando a candidatura foi formalizada, “nós só podíamos apresentar as levadas sob gestão pública porque, a partir do momento, em que alguma coisa tem reconhecimento da UNESCO, tem, depois um plano de gestão que tem de ser cumprido e que é o que acontece com a Laurissilva, não na categoria cultural, mas na categoria de património natural”.

“O que acontece com as levadas é que a entidade que avalia a candidatura considera que o conjunto de levadas que estão sob gestão pública não são suficientes para transmitir o grau ao nível do sistema de gestão de águas para a componente cultural e material. Naturalmente, que a Comissão nacional sugeriu que se retirasse no sentido de não inviabilizar uma nova candidatura”, sublinhou.

Rafaela Fernandes salientou que o Governo Regional “não pode privatizar as levadas” e que estes canais de água “são uma questão cultural”.

“Agora será reorganizada a candidatura que, relembro, é uma candidatura a Património Natural e Material, está relacionada com a componente humana da construção das próprias levadas. E tendo de haver uma envolvência das levadas que estão sob gestão privada o processo tem de ser repensado”, reforçou. A retoma da candidatura corresponde a um tempo que não deve do Governo, conforme adiantou ainda.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas