Estes números incluem duas dezenas de indivíduos apanhados a conduzir sem habilitação, com a carta apreendida ou ainda bêbedos e sem documentos. A maioria é devido ao álcool. FISCALIZAÇÃO
Apesar de os bares estarem fechados durante parte do dia, de não existirem festas, arraiais ou festivais de música, e de a vigilância ser apertada nos mais conhecidos locais de divertimento da Ilha, mesmo assim, a Polícia de Segurança Pública (PSP) já realizou mais de 90 detenções de condutores nas estradas, em pouco mais de 60 dias deste ano de 2021.
Ontem, por exemplo, o Comando Regional da Madeira da PSP revelou que entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março realizou “nove detenções por condução sob o efeito do álcool”, cinco em Câmara de Lobos, duas delas no Funchal, uma na Calheta e uma outra em Machico. De seis em seis dias, a autoridade policial realiza entre seis a nove detenções só com indivíduos a conduzirem alcoolizados. A juntar-se a estas, na semana passada, existiram outras três detenções por condução sem habilitação legal, uma no Funchal e duas em Câmara de Lobos.
Neste capítulo, a PSP realiza de três a quatro detenções por semana desde o início do ano, números que não deixam de ser preocupantes apesar das inúmeras restrições de circulação rodoviária e até dos próprios cidadãos.
A estes números acrescem os verificados anteriormente, desde o primeiro dia do ano. Só no capítulo da condução sob o efeito do álcool e que motiva a detenção (uma taxa igual ou superior a 1,2g/l), a PSP já realizou 63 detenções desde 1 de janeiro, o que dá mais de uma por dia.
A somar às detenções realizadas com indivíduos sem habilitação legal, em desobediência e ainda a conduzirem com a carta apreendida, os valores chegam às mais de duas dezenas, o que facilmente se chega às 90 detenções em pouco mais de 60 dias.
63
indivíduos foram detidos por estarem a conduzir sob o efeito do álcool, com valores que são crime rodoviário.
Por Paulo Graça