MADEIRA Meteorologia

PSP alerta para o seguro obrigatório para trotinetes e outros veículos de mobilidade pessoal

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
14 Junho 2025
14:58

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou este sábado uma informação sobre o seguro obrigatório para trotinetes e outros veículos de mobilidade pessoal, que entra em vigor a 20 de junho, na próxima sexta-feira.

Segundo uma nota da PSP, través do Comando Regional, todos os utilizadores de trotinetes elétricas e outros dispositivos motorizados de mobilidade pessoal (DEMOP) passam a estar obrigados a contratar um seguro de responsabilidade civil, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 26/2025, de 20 de março.

A autoridade adianta que a nova obrigatoriedade aplica-se a todos os veículos motorizados que preencham, pelo menos, um destes critérios: velocidade máxima superior a 25 km/h; peso superior a 25 kg e velocidade superior a 14 km/h.

A PSP ressalva que entre os exemplos mais comuns estão as trotinetes elétricas, scooters elétricas, segways e hoverboards.

Apenas isentos desta obrigatoriedade fica os equipamentos destinados exclusivamente à mobilidade de pessoas com deficiência, como é o caso das cadeiras de rodas elétricas. Tudo o resto entra nesta Lei.

Por outro lado, a Autoridade alerta que o seguro é exigido mesmo com o veículo parado. “O seguro será obrigatório mesmo que o veículo não esteja em movimento, desde que se encontre “em circulação” no sentido legal — isto é, pronto a ser utilizado na via pública”.

A partir da data de entrada em vigor, “a Polícia de Segurança Pública (PSP) estará habilitada a fiscalizar e a aplicar contraordenações a todos os veículos abrangidos que circulem sem seguro válido”.

A finalizar, a PSP adianta que a responsabilidade pela contratação do seguro recai sobre o utilizador do veículo. No entanto, alerta aos vendedores e entidades comerciais que têm o “dever de informar os clientes sobre esta obrigação legal no momento da venda”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas