O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, a importância da vinculação de professores como forma de lhes assegurar estabilidade profissional, mas também de garantir a estabilidade da Educação dos alunos e das suas famílias, potenciando, confirme salientou o deputado Nuno Maciel, "a elevação e a transformação social da nossa Região".
Após uma reunião com a Secção Regional da Associação Nacional dos Professores, o deputado sublinhou que, nesse sentido, o concurso extraordinário recentemente lançado pela Secretaria Regional de Educação será extremamente importante, na medida em que irá permitir a vinculação de cerca de mais 150 docentes, que, além da vinculação, verão, dessa forma, recuperado o seu tempo de serviço.
"É um facto que, desde 2015, a Região Autónoma da Madeira tem vindo a aprofundar a vinculação dos professores em nome da estabilidade da Educação", afirmou, reforçando que, desde esse ano, foram cerca de 600 os docentes que viram a sua estabilidade e a sua progressão profissional reconhecida e valorizada, a par da recuperação integral do tempo de serviço, de forma faseada e deviamente programada.
Todo este processo, que deverá estar concluído até 2025/2026, adiantou, implica um investimento na ordem dos 30 milhões de euros, no âmbito dos recursos humanos docentes para dar estabilidade à escola pública.
"Defendemos a escola pública enquanto fator de elevação e de transformação social e não queremos que só as pessoas que possam pagar colégios e explicações é que possam ter uma Educação com qualidade. Queremos uma Educação de qualidade para todos e para isso é fundamental ter estabilidade dos professores."
Nuno Maciel vincou que 96% dos professores têm lugar de quadro na Região. Um número que que é ímpar no país e que, por si só, serve de garantia de "estabilidade" e de "confiança" na escola pública regional.
Paula Abreu