MADEIRA Meteorologia

PSD pede suspensão da iniciativa que teria Ventura na ALRAM

Data de publicação
28 Fevereiro 2025
14:22

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República alertou esta semana o grupo de trabalho que promove o Parlamento Jovem para a necessidade de alterar o calendário previsto para a Madeira, uma vez que coincide com a última semana de campanha para as eleições regionais. A questão foi suscitada pela deputada Paula Margarido, do PSD da Madeira.

Ao JM, Margarido explica que o seu argumento reside no facto de considerar que a iniciativa nacional, a realizar-se na Assembleia regional a 18 de março, “violaria os princípios da neutralidade e imparcialidade” perante os outros partidos em campanha nas eleições regionais.

A iniciativa da deputada social-democrata foi apresentada segunda-feira, em Lisboa, dias antes da notícia do DN que dava como certa a presença na Madeira de André Ventura, líder nacional do Chega, nessa iniciativa em representação do seu partido.

Essa questão gerou alguma celeuma na Região, com outros partidos a acusar o Chega de procurar promover a mensagem do líder nacional e não a do deputado madeirense Francisco Gomes, uma vez que a visita do Parlamento Jovem decorre na Madeira.

Apesar das críticas, o evento mantém-se na agenda da Assembleia Legislativa da Madeira, mas deverá ser suspenso pela Assembleia da República se forem acolhidos os argumentos de Paula Margarido.

A deputada eleita pela Madeira recorda ao JM que o calendário do Parlamento Jovem percorre todo o País e que a visita ao Funchal foi marcada em janeiro, sem ter em conta o calendário eleitoral com eleições a 23 de março. O pedido de suspensão feito pelo grupo parlamentar do PSD foi entregue ao grupo de trabalho junto do Parlamento Jovem e será alvo de uma deliberação em sede de Comissão de Educação, o que está agendado para a próxima semana. No entanto, a deputada está confiante.

Paula Margarido sublinha que marcações idênticas ocorreram em simultâneo com a campanha para as eleições legislativas para os Açores e para a República. Porém, nesses casos, a data do Parlamento Jovem foi alterada.

Apesar de a iniciativa entregue na Assembleia da República ter sido assumida pelo PSD, sabe o JM que outros grupos parlamentares partilham da mesma ideia de que não faz sentido incluir um evento da Assembleia da República na Assembleia regional a cinco dias das eleições. Em causa, justamente a garantir de neutralidade e imparcialidade exigida a todos os agentes políticos em tempo de campanha eleitoral.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas