O Grupo Parlamentar do PS-Madeira vai apresentar uma alteração ao Orçamento Regional para 2026 obrigando o Governo a cobrir as insuficiências dos apoios à agricultura, garantindo que os agricultores os recebem na totalidade.
Na conferência de imprensa realizada esta manhã em Câmara de Lobos, a deputada Sílvia Silva acusou o Executivo madeirense de estar a enganar os agricultores, em vez de os apoiar. “O Governo Regional usa o dinheiro da agricultura em investimento público que pouco ou nada beneficia os agricultores, corta os apoios, atrasa candidaturas e culpa a Europa e o Governo da República, quando a responsabilidade é exclusivamente regional”, afirmou, considerando que esta postura revela a “incompetência e desonestidade” do Governo da Madeira na gestão dos fundos comunitários.
A parlamentar socialista apontou vários exemplos que comprovam que o Governo Regional está a enganar os agricultores, em vez de os apoiar. A deputada adiantou ainda que, o subsídio da água de rega é dado diretamente à Águas e Resíduos da Madeira com base em água que os agricultores nem chegam a receber, o que não impediu, para muitos destes, o aumento dos preços da fatura da água para “valores astronómicos em 2025”.
Sílvia Silva voltou a denunciar que o apoio ao agricultor, que será pago em dezembro, foi cortado em 75% por decisão do Governo Regional, o que fará com que os agricultores que estariam a receber 700 euros vão passar a receber 180 e os restantes apenas 100 euros, em vez de 400.
De acordo com a deputada, a alteração proposta pelos socialistas pretende ainda limitar a 15% a utilização dos fundos disponíveis para a agricultura pelas entidades públicas, devendo a maior parte do dinheiro comunitário ser usado diretamente pelos agricultores, para aumentar os seus rendimentos, melhorar as suas condições de trabalho e a atividade agrícola de forma geral.