MADEIRA Meteorologia

PS promete criar reserva agrícola se formar governo

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
08 Fevereiro 2025
14:22

O líder do PS/Madeira garantiu, hoje, que se o PS for governo, será criada uma reserva agrícola na Região. Uma forma, explicou Paulo Cafôfo, de assegurar que os terrenos mais férteis sejam destinados à manutenção e valorização da agricultura e de, simultaneamente, ajudar a combater a especulação imobiliária e atenuar o problema da habitação, tendo em conta que, como explicou, esta medida permitirá que os proprietários desses terrenos possam aí construir as suas habitações, com a condição de manterem a atividade agrícola.

Numa iniciativa promovida esta manhã no mercado da Penteada, o líder socialista salientou que o PS está sempre ao lado dos agricultores, com medidas no sentido de valorizar a agricultura e melhorar o rendimento de “gente que faz tanto pela Madeira a trabalhar a terra”. Algo que, frisou, não tem de ser uma escravidão, mas sim um trabalho remunerado com a dignidade que esta atividade merece.

Paulo Cafôfo lembrou que a Madeira é a única região do País que não tem uma reserva agrícola e realçou que é essencial valorizar a agricultura, não só para garantir a produtividade, mas também porque esta atividade permite a manutenção da paisagem e a segurança do território. “Terrenos abandonados são terrenos férteis para que o fogo possa alastrar e perigar pessoas e bens”, alertou.

Assim, asseverou que, com um Governo socialista, será criada uma reserva agrícola, guardando os terrenos mais férteis para este efeito e contrariando o declínio que a atividade e a área agrícola têm vindo a sofrer ano após ano.

“Com a reserva agrícola iríamos dar um passo em frente no sentido de continuar a nossa agricultura, com outra valorização e com maior produtividade”, reforçou o presidente do PS-M, explicando que esta medida teria também outro benefício. Como deu conta, o objetivo é permitir que os proprietários dos terrenos possam também aí construir as suas habitações, o que implicará “não favorecer, nem promover a especulação imobiliária”, que tem contribuído para a crise na habitação que se verifica na Madeira, em que a esmagadora maioria dos madeirenses não consegue adquirir casa. Como rematou, esta reserva agrícola vai impedir que terrenos que são férteis sejam utilizados pelos “patos bravos” e transformados em projetos imobiliários, aumentando ainda mais a crise da habitação na Região.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas