MADEIRA Meteorologia

PS pede mais respostas para as famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento e autismo

Data de publicação
04 Novembro 2025
15:09

O PS-Madeira defende uma maior aposta do Governo Regional no sentido de dar resposta às solicitações das famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento e autismo.

Este foi um dos assuntos que esteve em cima da mesa, esta manhã, numa reunião entre o Grupo Parlamentar do PS e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira (APPDA), iniciativa que permitiu aos socialistas se inteirarem da realidade desta instituição ao nível do apoio a estas crianças e jovens.

No final do encontro, a deputada Isabel Garcês deu conta que, de acordo com aquilo que foi transmitido, neste momento a instituição apoia cerca de 150 utentes, mas depara-se com uma lista de espera considerável à qual não consegue dar resposta, principalmente no que diz respeito às valências da terapia da fala e da psicomotricidade.

Como referiu a parlamentar, apesar do contrato-programa com o Governo Regional e dos apoios recebidos por parte de algumas autarquias da Região, os mesmos continuam a ser insuficientes para responder à procura, tendo em conta a falta de técnicos especialistas nestas áreas. Segundo Isabel Garcês, quanto mais cedo se verificar a intervenção junto destas crianças, melhor será o resultado e a própria superação dos desafios que a elas se colocam. O problema, explica, reside no facto de as famílias não encontrarem as respostas necessárias junto da escola e, perante essa circunstância, procurarem ajuda junto desta instituição, a qual, por sua vez, não consegue dar vazão aos pedidos.

Saliente-se que a atividade da APPDA se divide em três principais valências, designadamente o Centro de Apoio Terapêutico, o Centro de Atividades Diárias e o Centro Inclusivo de Férias, o último dos quais apresenta uma maior procura, precisamente nas épocas de interrupção letiva.

A deputada do PS alerta que este é um problema que já se vem arrastando há algum tempo e que tem de merecer uma particular atenção por parte do Executivo. Como sublinha, é urgente encontrar soluções para dotar, quer as escolas, quer esta instituição, do número de profissionais adequado para responder às necessidades dos utentes e respetivas famílias, para que possa, efetivamente, ser posto em prática um verdadeiro modelo de educação inclusiva para todos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas