MADEIRA Meteorologia

PS considera que Orçamento fica aquém das expectativas

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
02 Junho 2025
20:15

A proposta de Orçamento Regional para 2025 foi hoje apresentada e o PS já se manifestou dizendo que “falha na narrativa” que tinha vindo a ser criada pelo PSD e pelo Governo Regional e em “dar gás à economia”.

Numa nota enviada à redação, o deputado Gonçalo Leite Velho começa por afirmar que “a narrativa do PSD cai por terra”, tendo em conta que, apesar de nos primeiros meses do ano a Região ter estado com um Governo de gestão e não ter tido Orçamento, neste mesmo período foi executada mais despesa.

O parlamentar socialista é perentório e pergunta em que é que esta maior despesa se refletiu, em termos práticos, nos bolsos dos madeirenses. “Já passou meio ano, o Orçamento está mais do que executado e os madeirenses veem muito pouco”, observa Gonçalo Leite Velho, considerando que, por exemplo no que diz respeito à devolução de rendimentos, o Governo podia ir mais além.

O deputado lembra ainda que o PS defendia a redução de 30% em todos os escalões do IRS e em todas as taxas do IVA, pelo que a proposta do Executivo, como afirma, “fica aquém do que seria expectável e justo para os madeirenses, tendo em conta o elevado custo de vida e os baixos salários na Região”.

A nota refere também que a posição dos socialistas é bem clara: “É fácil governar quando toda a economia global favorece o turismo, quando existe inflação e as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência”, considerando que era agora neste momento de contra-ciclo que seria fundamental o Governo Regional dar um sinal de estímulo à economia. “Este Orçamento falha em conseguir dar gás à economia madeirense, como se nota, porque já passou meio ano e pouco se tem visto”, declara o deputado, lamentando que não haja nada no documento que indique que o rumo atual das coisas venha a ser alterado.

Refira-se que o documento será debatido na Assembleia Legislativa da Madeira entre os dias 16 e 20 deste mês.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas