A Capitania do Porto do Funchal atualizou, esta manhã, o aviso de agitação marítima previsto para a Madeira, até às 06h00 de amanhã, dia 30 de janeiro.
De acordo com a informação recolhida junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas, para a costa norte, ondas de quadrante noroeste entre 4 a 5 metros, as quais deverão diminuir gradualmente para 3 a 4 metros.
Para a costa sul, as ondas de quadrante oeste/sudoeste irão variar entre uma altura de 2 a 2,5 metros, diminuindo para 1 a 2 metros, sendo que na parte oste preve-se que rondem entre os 4 a 5 metros, passando posteriormente a 2,5 a 3 metros.
A visibilidade deverá manter-se entre boa a moderada, e o vento deverá soprar de quadrante oeste moderado (20-30 km/h) a fresco (31-39 km/h), por vezes muito fresco (40-50 km/h) durante a tarde.
A Capitania do Porto do Funchal recomenda:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.