O projeto ‘MARVEL’, lançado em janeiro de 2025, tem como objetivo a proteção da vida marinha da Madeira, incluindo cetáceos, tartarugas marinhas e aves marinhas.
A iniciativa inclui monitorização científica, envolvimento de ‘stakeholders’ e ações de educação ambiental, reforçando assim a conservação marinha na ilha. Entre os esforços do projeto destacam-se a recolha de dados sobre espécies, a avaliação do impacto humano e a promoção da conservação através de workshops e ações de sensibilização.
No mês passado, o projeto atingiu um marco significativo com a conclusão das campanhas de mar de 2025. Ao longo de 20 dias de monitorização, percorreram-se 3.260 km ao largo da costa norte e sul da Madeira, registando-se 104 avistamentos de nove espécies e recolhendo-se mais de 15.000 fotografias para foto-identificação, sobretudo do golfinho-roaz e da baleia-piloto-tropical, espécies residentes.
Os dados obtidos permitirão atualizar as estimativas de abundância e taxas de sobrevivência das espécies residentes, e avaliar o seu estado de conservação, servindo para reportar à União Europeia no âmbito da Diretiva Quadro de Estratégia Marinha e da Diretiva Habitats. O acompanhamento no mar da Madeira irá continuar em 2026.
“Juntos, protegemos os nossos oceanos!”, afirmam os responsáveis pelo projeto, reforçando o compromisso com a conservação da biodiversidade marinha da Madeira.