A Universidade da Madeira acolheu, entre os dias 7 e 10 de outubro, a 2.ª Assembleia Geral do projeto internacional GENESIS, financiado pelo programa Horizon Europe, um consórcio que reúne 18 instituições europeias e africanas na busca de soluções inovadoras para reforçar a resiliência hídrica nos arquipélagos da Macaronésia (Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde).
Durante quatro dias, representantes da ciência, autoridades e comunidade debateram e visitaram iniciativas sobre a gestão sustentável da água, com enfoque em soluções baseadas na natureza e na participação social.
O encontro destacou avanços em sistemas de recarga de aquíferos, reutilização de água e restauro hidrológico, promovendo a ligação entre investigação, políticas públicas e envolvimento cidadão. Sessões técnicas e um workshop de clustering permitiram ainda a troca de experiências com outros projetos europeus, ampliando o debate sobre os desafios climáticos insulares.Coordenado pelo CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha) e tendo a Universidade da Madeira como parceira e organizador em Portugal, o evento destacou a importância da colaboração entre investigadores, governantes e cidadãos.
As sessões incluíram debates abertos, apresentação dos principais Work Packages do projeto, partilha de casos práticos de gestão da água e visitas de campo aos demonstradores locais.
O programa promoveu a integração das comunidades em soluções de recarga de aquíferos, reutilização de água e restauro hidrológico e representou um marco fundamental no reforço da cooperação científica, na promoção de soluções baseadas na natureza e na abordagem dos desafios hídricos nos territórios insulares.Na Universidade da Madeira o projeto tem a coordenação científica de Susana Prada e a coordenação geral de Eduardo Leite.