Comerciantes lusos e venezuelanos disseram à Lusa que registaram nos últimos dias um aumento no número de turistas e nas vendas em Higuerote, localidade do estado de Miranda conhecida por belas praias e clima quente, perto da capital da Venezuela.
Segundo os comerciantes, o fluxo de visitantes fez recordar a Venezuela do passado, em que as praias e ruas da localidade se enchiam em períodos festivos, trazendo agora “expetativa e esperança de uma melhoria na contraída economia dos últimos anos”.
“Estamos a apenas 115 quilómetros de Caracas e Higuerote é conhecida pelas paisagens tropicais, belas praias. Aos fins de semana e feriados somos um destino turístico popular, mas hoje o movimento de pessoas está acima do normal”, disse uma portuguesa à agência Lusa.
Margarita Barrios explicou que alguns comerciantes, que aos fins de semana mantinham os seus comércios encerrados, decidiram abrir os seus estabelecimentos comerciais.
“[A afluência] tem-se refletido num aumento significativo das vendas nas lojas, nos restaurantes e serviços turísticos. Após anos de crise económica, os empresários percebem ‘um respiro’, estão otimistas e acreditam que também durante a Semana Santa vão ter bons resultados, bom ritmo nas vendas”, disse.
Por outro lado, Josué de Freitas explicou que o turismo é muito importante para a economia local e os comerciantes.
Aproveitando o Carnaval, decoraram a avenida Barlovento e outras ruas do centro de Higuerote com pequenas bandeirinhas triangulares de várias cores penduradas em cordões de um lado a outro dos distintos espaços, dando um ambiente festivo.
“Os turistas estão contentes, alegres e descontraídos. Os empresários e comerciantes estão animados e confiantes no retorno do movimento típico do turismo e no retorno de tempos prósperos para o comércio local”, disse.
Nas redes sociais, a Câmara Municipal de Brión, à qual pertence Higuerote, divulgou uma foto em que é possível ver dezenas de banhistas de diferentes idades desfrutando de uma das praias da localidade.
“Brión se consolida como o destino favorito de quem nos visita. É com orgulho que anunciamos que atingimos 90% de ocupação hoteleira neste Carnaval (...). Milhares de turistas já desfrutam do sol e da alegria nas nossas costas”, lê-se no Instagram onde aquela câmara municipal divulga o nome das cinco praias mais procuradas.
As celebrações locais do Carnaval, começaram na sexta-feira com um desfile de comparsas e fantasias, no qual estudantes, acompanhados de professores e representantes, disfarçados, percorreram as principais ruas de Higuerote.
Um concurso, no qual participaram 19 candidatas levou à eleição de Mariadelia Durán como rainha do Carnaval, pela Paz e a Soberania – Brión 2026, realizando-se ainda desfiles diários de disfarces.
As festividades terminam na quarta-feira com a “Festa do Enterro da Sardinha”, um evento que inclui um colorido cortejo que combina elementos religiosos e populares, simbolizando a despedida dos excessos do Carnaval e o início da Quaresma.
Moradores e turistas acompanham o desfile de uma sardinha elaborada, que ao som de música, danças e sátiras sociais, é enterrada simbolicamente numa praia local.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística da Venezuela (INE), em Higuerote residem atualmente mais de 62.000 cidadãos.
Não existem dados oficiais sobre o número de portugueses radicados em Higuerote. No entanto, a própria comunidade fala de vários milhares, com notável presença no setor do comércio, panificação, restauração e serviços turísticos.