MADEIRA Meteorologia

Alta afluência de turistas faz ressurgir esperança em luso-venezuelanos de Higuerote

Data de publicação
17 Fevereiro 2026
9:07

Comerciantes lusos e venezuelanos disseram à Lusa que registaram nos últimos dias um aumento no número de turistas e nas vendas em Higuerote, localidade do estado de Miranda conhecida por belas praias e clima quente, perto da capital da Venezuela.

Segundo os comerciantes, o fluxo de visitantes fez recordar a Venezuela do passado, em que as praias e ruas da localidade se enchiam em períodos festivos, trazendo agora “expetativa e esperança de uma melhoria na contraída economia dos últimos anos”.

“Estamos a apenas 115 quilómetros de Caracas e Higuerote é conhecida pelas paisagens tropicais, belas praias. Aos fins de semana e feriados somos um destino turístico popular, mas hoje o movimento de pessoas está acima do normal”, disse uma portuguesa à agência Lusa.

Margarita Barrios explicou que alguns comerciantes, que aos fins de semana mantinham os seus comércios encerrados, decidiram abrir os seus estabelecimentos comerciais.

“[A afluência] tem-se refletido num aumento significativo das vendas nas lojas, nos restaurantes e serviços turísticos. Após anos de crise económica, os empresários percebem ‘um respiro’, estão otimistas e acreditam que também durante a Semana Santa vão ter bons resultados, bom ritmo nas vendas”, disse.

Por outro lado, Josué de Freitas explicou que o turismo é muito importante para a economia local e os comerciantes.

Aproveitando o Carnaval, decoraram a avenida Barlovento e outras ruas do centro de Higuerote com pequenas bandeirinhas triangulares de várias cores penduradas em cordões de um lado a outro dos distintos espaços, dando um ambiente festivo.

“Os turistas estão contentes, alegres e descontraídos. Os empresários e comerciantes estão animados e confiantes no retorno do movimento típico do turismo e no retorno de tempos prósperos para o comércio local”, disse.

Nas redes sociais, a Câmara Municipal de Brión, à qual pertence Higuerote, divulgou uma foto em que é possível ver dezenas de banhistas de diferentes idades desfrutando de uma das praias da localidade.

“Brión se consolida como o destino favorito de quem nos visita. É com orgulho que anunciamos que atingimos 90% de ocupação hoteleira neste Carnaval (...). Milhares de turistas já desfrutam do sol e da alegria nas nossas costas”, lê-se no Instagram onde aquela câmara municipal divulga o nome das cinco praias mais procuradas.

As celebrações locais do Carnaval, começaram na sexta-feira com um desfile de comparsas e fantasias, no qual estudantes, acompanhados de professores e representantes, disfarçados, percorreram as principais ruas de Higuerote.

Um concurso, no qual participaram 19 candidatas levou à eleição de Mariadelia Durán como rainha do Carnaval, pela Paz e a Soberania – Brión 2026, realizando-se ainda desfiles diários de disfarces.

As festividades terminam na quarta-feira com a “Festa do Enterro da Sardinha”, um evento que inclui um colorido cortejo que combina elementos religiosos e populares, simbolizando a despedida dos excessos do Carnaval e o início da Quaresma.

Moradores e turistas acompanham o desfile de uma sardinha elaborada, que ao som de música, danças e sátiras sociais, é enterrada simbolicamente numa praia local.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística da Venezuela (INE), em Higuerote residem atualmente mais de 62.000 cidadãos.

Não existem dados oficiais sobre o número de portugueses radicados em Higuerote. No entanto, a própria comunidade fala de vários milhares, com notável presença no setor do comércio, panificação, restauração e serviços turísticos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas