MADEIRA Meteorologia

Programa de Governo: “Vinculação dos docentes continuará a ser automática”, garante Jorge Carvalho

Data de publicação
06 Maio 2025
15:17

Após uma primeira análise global, no período matinal, o plenário madeirense recebe ao longo da tarde desta terça-feira a análise setorial do Programa do XVI Governo Regional da Madeira, com a presença de dois secretários regionais. O primeiro é Jorge Carvalho, seguindo-se Eduardo Jesus.

O tutelar da Educação, Ciência e Tecnologia, com a vasta equipa de diretores regionais e responsáveis máximos de organismos sob a sua tutela na bancada de assessoria, teve direito inicialmente a uma intervenção em que, de alguma forma, esmiuçou o programa, naquilo que lhe diz respeito.

“Os compromissos assumidos têm sido concretizados”, começou por dizer, numa justificativa, no seu entender, do PSD ter voltado a ganhar as eleições.

Entre “as nossas orientações estratégias para os próximos quatro anos”, enumeradas por Jorge Carvalho, consta a “consolidação da oferta formativa orientada para o domínio de um perfil de competências que permita abranger literacias diversas”.

  • Programa de Governo: “Vinculação dos docentes continuará a ser automática”, garante Jorge Carvalho

No que toca a docentes, “continuaremos fortemente empenhados nos processos de dignificação do trabalho dos educadores e professores”, referenciando “a revisão do ECD-RAM, no que respeita à redução do tempo de serviço para a vinculação dos docentes profissionalizados, garantindo-se que a mesma continuará a ser automática”.

A outro nível, “será mantida a promoção de planos de formação dos praticantes e demais agentes desportivos, objetivando desempenhos competitivos, diretivos, técnicos e outros, por via da capacitação teórico-prática”, assegurou.

Mais, “o regime de incentivos à realização de eventos desportivos na Região será mantido e reforçado, maximizando as infraestruturas artificiais e os espaços naturais, e assegurando a notoriedade da Região enquanto espaço de excecional qualidade para acolhimento dos mesmos”.

Tocando em todas as suas áreas de intervenção, incluindo a comunicação social, que está sob a sua tutela.

Aqui, “as orientações estratégicas para o setor assentam na aplicação do quadro de apoio às empresas proprietárias de órgãos de comunicação social de âmbito regional, nos termos da legislação em vigor, procurando a criação de condições facilitadoras da qualidade da sua produção”.

Mas também “na aplicação, a nível regional, do sistema de apoios da Região e do Estado à comunicação social, contribuindo para o reforço de condições facilitadoras da qualidade da sua produção”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas